20 maio, 2012

Refletindo...

A grande influência da língua

Tiago 3 compara a língua ao freio de um cavalo no versículo 3, ao leme de um navio no versículo 4 e a um pequeno fogo no versículo 5. Pequeno como um freio, ou um leme, ou uma centelha, todavia a língua pode exercer grande influência. No versículo 6, mais adiante diz: “ora, a língua é fogo; é mundo de iniqüidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como é posta ela mesma em chamas pelo inferno.“ Realmente a língua é um mundo de iniqüidade, um mundo em si mesma. Se a língua de um cristão não for especialmente tratada, ela ainda vai acender o fogo do inferno e espalhar morte por toda a parte.

Quão sério é isso: ”põe em chamas toda a carreira da existência humana.” A vida é semelhante a uma roda que gira, sendo a língua o fogo que incendeia essa roda. Muitas obras da carne surgem à tona desta maneira. O temperamento do homem, sua ira e sua carne são incendiados pela língua e isto é fogo proveniente do inferno. Quantas vezes as coisas são inflamadas por causa de palavras faladas por um filho de Deus. A língua é verdadeiramente um fogo, é mundo de iniqüidade.

Portanto, vamos aprender a falar menos: “No muito falar não falta transgressão, mas o que modera seus lábios é prudente” (Pv 10:19). O livro de Provérbios nos persuade a refrearmos de falar muito. Somente os tolos são abundantes em palavras. Quanto mais tola é uma pessoa, mais ela fala. Pessoas disciplinadas, entretanto, são firmes e de poucas palavras.

No versículo 7 do capítulo 3 do livro de Tiago 3:7 nos diz que toda a espécie de criatura vivente é domada pela humanidade. O versículo 8 continua dizendo: “a língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar; é mal incontido, carregado de veneno mortífero.” Alguns males podem ser domados, mas o mal da língua nenhum homem é capaz de domar. Quanta tolice é deixar a língua solta.
Livro: Fazei tudo para a glória de Deus

Levar as pessoas a Deus.

Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão (Hb 4:14)
Êx 28:30; Nm 27:21; Dn 9:2; At 16:13


Desempenhamos a obra do ministério pregando o evangelho, ou seja, levando as pessoas a Deus. No Antigo Testamento, isso era feito pelo sumo sacerdote, que servia a Deus no tabernáculo. Uma vez ao ano o sumo sacerdote adentrava o véu do lugar santíssimo, onde estava a arca da aliança. Cobrindo a arca havia uma tampa chamada propiciatório, sobre a qual o sumo sacerdote se avistava com o SENHOR (Êx 30:36). Além disso, o sumo sacerdote tinha o Urim e o Tumim, que servia para esclarecer a palavra do SENHOR (28:30; Nm 27:21).

No Novo Testamento o tabernáculo é uma ilustração do homem regenerado por Deus. Nosso sumo sacerdote é o Senhor Jesus (Hb 3:1). A arca representa Cristo, que hoje habita em nós. O lugar santíssimo é o espírito humano, onde está a glória de Deus. O Urim e o Tumim, cremos, apontam para os livros espirituais que nos ajudam a entender a Palavra de Deus e perceber Sua direção para Seu povo (Dn 9:2).

Também somos sacerdotes, mas já não permanecemos somente dentro do lugar santíssimo; antes, saímos para pregar o evangelho. Assim tem sido a obra da pregação do evangelho do reino. Antes, o acesso aos livros espirituais e à Palavra do Senhor era restrito aos locais de reuniões das igrejas. Agora, por meio dos bookafés e dos vários outros lugares de oração, o evangelho do reino tem se propagado, alcançando as pessoas (At 16:13). Esse é o atual serviço sacerdotal.

A colportagem é outra ferramenta de pregação do evangelho pela qual a Palavra de Deus é apresentada às pessoas. O colportor se assemelha ao apóstolo, sendo um enviado por Deus para suprir as pessoas com a Palavra viva, ensiná-las a se alimentar espiritualmente e a se reunir como igreja. O colportor também tem a função de apascentar as pessoas que se interessam pela Palavra e pelos livros espirituais.

Graças ao Senhor, nascemos de novo e fomos colocados por Deus na vida da igreja a fim de crescermos na vida divina. Enquanto estamos nesse processo o Senhor está nos aperfeiçoando e conduzindo a levar outros filhos de Deus a ganhar a vida de Deus. Dessa maneira, não somente nós seremos herdeiros no reino, mas muitos outros também poderão reinar com o Senhor. Aleluia!

19 maio, 2012

Refletindo...


O Deus dos impossíveis

Ao orar, tenha o cuidado, acima de tudo, de não limitar Deus, não só por incredulidade, mas por imaginar que já sabe o que Ele pode fazer. Espere coisas inesperadas, além de tudo o que pedir ou pensar. Toda vez que orar por algo, fique quieto primeiro, e adore a Deus na Sua glória. Pense no que Ele pode fazer, em como Ele tem prazer em ouvir a Cristo, pense na sua posição em Cristo e espere grandes coisas. 


Andrew Murray

Aproveitar o tempo para amadurecer.


Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor (Mt 24:42)
Mt 16:26; Ef 5:18-19; Hb 12:23

A igreja, como temos visto, não é um prédio físico nem uma organização, mas o lugar em que Deus nos colocou para crescermos. A criança, por exemplo, frequenta a escola onde é alfabetizada e educada. Quando cresce e se torna um jovem, prepara-se para a faculdade e ingressa em outra instituição. Após concluir o curso, já como adulto, deixa a instituição de ensino e assume a responsabilidade de trabalhar.
De modo parecido, a igreja é um período de tempo predeterminado para sermos aperfeiçoados e crescermos na vida divina (Gl 4:1-2). Podemos aproveitar o ambiente da igreja para nos dedicar à Palavra e à oração junto com os irmãos (Ef 5:18-19). Também devemos servir e ser aperfeiçoados (Hb 12:23). Quando alcançarmos a maturidade e estivermos prontos para reinar, não haverá mais igreja, pois neste período de tempo iniciaremos a era do reino.
Hoje, na igreja, estamos sob o governo de Deus e no reino também estaremos. Precisamos ser diligentes, pois o período destinado a crescermos e amadurecermos é limitado. Negar a vida da alma é fundamental para obtermos o acréscimo da vida de Deus (Mt 16:26). O Senhor não exige de nós que isso ocorra de maneira instantânea, mas aos poucos, até que a vida de Deus seja prevalecente em nossa alma. Quanto mais tivermos a vida de Deus, melhor.

Ser preparado para reinar.


Que é o homem, que dele te lembres? Ou o filho do homem, que o visites? Fizeste-o, por um pouco, menor que os anjos, de glória e de honra o coroaste e o constituíste sobre as obras das tuas mãos (Hb 2:6-7)
1 Co 6:3; Gl 4:1-2, 7; Ap 11:15b; 20:4-5

O resultado da salvação completa será nos apossarmos do reino vindouro. Para governarmos com o Senhor no mundo que há de vir, precisamos não apenas de crescimento de vida, mas de experiência na obra do Senhor. Na igreja aprendemos a servir, compartilhamos a Palavra com outras pessoas e assumimos responsabilidades. Isso fazemos com vistas ao reino, onde aplicaremos o que aprendemos.
O primeiro passo para entrar no reino é nascer de novo, daí a importância do novo nascimento (Jo 3:3, 5). Em segundo lugar, é fundamental negarmos a vida da alma (Mt 16:24). Na primeira criação de Deus, o governo da terra foi colocado sob a autoridade dos anjos. Como eles não tinham a vida de Deus em sua alma, o resultado foi corrupção e queda.
Os homens são menores que os anjos em força e poder (2 Pe 2:11). Quando, porém, um homem nasce de novo, Deus pode trabalhar nele, acrescentando-lhe Sua vida, até que esteja preparado para reinar. Assim, o homem regenerado e transformado por Deus será constituído como autoridade sobre as obras criadas (1 Co 6:3; Ap 11:15b; 20:4-5).
Deus deseja ter herdeiros, mas filhos pequenos ainda estão despreparados para herdar. Uma criança, por exemplo, não pode governar uma casa, pois ainda precisa ser cuidada, alimentada e instruída pelos pais e professores. Um dia, quando atinge o tempo predeterminado para assumir as responsabilidades, deixa de ser criança para se tornar herdeiro (Gl 4:1-2).
O mesmo ocorre com os filhos de Deus. Pelo novo nascimento nos tornamos Seus filhos, mas na fase inicial ainda precisamos ser alimentados, apascentados e preparados para herdar o reino. Na igreja somos ensinados pelos mestres e alimentados pelos pastores. Mestres e pastores são os irmãos que receberam o dom de cuidar da igreja. À medida que crescemos, desempenhamos a obra do ministério. Quando houvermos crescido o suficiente, chegará o tempo predeterminado para herdar o reino. Aleluia!

17 maio, 2012

REFLETINDO...

Prazer nas Fraquezas

"Por isso sinto prazer nas fraquezas...".
II Coríntios 12.10.


É-nos ensinado desde pequenos que temos que ser fortes e valorosos. Na escola, nossos pais aspiram que nos destaquemos, que sejamos os primeiros. Quando participamos de algum desporto, temos que ser os melhores, o que recebe a medalha de ouro.

Depois quando levados para a igreja também somos estimulados a sermos grandes, homens e mulheres destacadas. Somos criados desde pequenos para sermos soberbos diante dos homens e de Deus.

O Senhor caminha ao inverso do mundo. Ele nos ensina que somos pó, fracos, e carentes da Sua Glória: "Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó. Quanto ao homem, os seus dias são como a erva, como a flor do campo assim floresce. Passando por ela o vento, logo se vai, e o seu lugar não será mais conhecido" Salmos 103.14-16.

Vivemos com o conceito que devemos ser fortes, mas Deus nos humilha para mostrar a nossa real situação de fraqueza. Somos menos que nada: "Eis que sois menos do que nada..." Isaías 41.24. Somos como a fumaça que logo se desvanece. Tudo aquilo que nos leva a uma gloria humana não é de Deus, mas maligna: "... toda a glória tal como esta é maligna" (Tiago 4.14-16).

Temos dito ao Senhor que nada podemos e que tudo esperamos dEle? Sentimos prazer nas nossas fraquezas? Alegramos-nos em ser fracos, em não podermos nada, nem mesmo pensar alguma coisa? Se esta não tem sido a nossa atitude diante de Deus, é porque ainda temos muita soberba, e Deus irá nos resistir: "Assim diz o Senhor Deus: Tira o diadema, e remove a coroa; esta não será a mesma; exalta ao humilde, e humilha ao soberbo" Ezequiel 21.26.

Jesus, diz neste texto de II Coríntios 12, no verso 9, que a "Sua Graça nos basta". Deus não quer que sejamos fortes, nem capazes, nem sábios, porque estaríamos nos ensoberbecendo. Deus quer que esperemos inteiramente na graça que se nos oferece na revelação de Jesus Cristo (I Pedro 1.13). Se Deus quisesse pessoas fortes e sábias, Ele não teria escolhido as fracas (I Coríntios 1.26-29).

Ao invés de apresentarmos a Deus nossas habilidades, nossas capacidades, nossos diplomas, devemos sentir prazer nas nossas fraquezas. Confessar a Ele as nossas fraquezas, e incapacidades em qualquer área. Quando começarmos a fazer isso, começaremos a gozar da Sua Força, da Sua Capacidade, do Seu Poder, isto é, da Sua Graça, daquele que tem todo o poder nos céus e na terra: Jesus. Porque quando somos fracos, aí é que somos fortes.

Não tenha receio de sentir prazer nas suas fraquezas; não tente escondê-las porque Deus já as conhece. Quando queremos mostrar o que não somos é que Deus se entristece. Para Ele é exaltação. Sinta prazer nas suas fraquezas e Deus terá prazer em te sustentar com a Sua Graça, com o Seu Poder, e com a Sua Justiça em Cristo: "Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça" Isaías 41.10.


"No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder" Efésios 6.10.

Contribuição recebida por e-mail

A prática da Palavra conduz à salvação completa.

Fiquei sobremodo alegre pela vinda de irmãos e pelo seu testemunho da tua verdade, como tu andas na verdade. Não tenho maior alegria do que esta, a de ouvir que meus filhos andam na verdade (3 Jo 3-4)
Jo 14:26; 1 Pe 1:9


Quando jovem, João não tinha dado a devida importância às palavras ditas pelo Senhor Jesus, assim como os outros discípulos. Porém, após se tornar uma pessoa madura, ele se lembrou daquelas palavras e as registrou em seu evangelho. Ele também reforçou o que já havia sido escrito por Paulo.

Em Efésios, Paulo falou sobre o Espírito habitando em nós (2:22) e sobre encher-se do Espírito (5:18). João escreveu a respeito do mesmo assunto, mas deu um passo adiante. Ele mostrou que o homem necessita nascer do Espírito (3:6), adorar a Deus no Espírito (4:24), receber o Espírito como a fonte de rios de águas vivas (7:37-39) e desfrutar do Espírito da realidade (14:26).

Em Efésios, Paulo mostrou que Deus nos predestinou para a filiação (1:5). No evangelho, João esclareceu que somos feitos filhos de Deus ao crer no nome do Senhor Jesus. Leiamos esse precioso trecho: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus” (1:12-13).

Logo, tanto Paulo como João escreveram a respeito dos mesmos assuntos, mas o Espírito avançou no ministério ulterior de João, para nos conduzir a praticar o que já ouvimos. Isso ocorre porque Deus deseja nos dar uma salvação completa, abrangendo espírito, alma e corpo.

Pela fé, nosso espírito já foi salvo e nascemos de novo, recebendo a vida de Deus. Nosso corpo será glorificado por ocasião da volta do Senhor, deixando de ser mortal para se tornar um corpo de ressurreição. Essas duas etapas da salvação já estão resolvidas. Agora nos falta alcançar a salvação da nossa alma (Mt 16:25; 1 Pe 1:9). Para isso, o Senhor nos colocou na igreja, onde nos submetemos ao processo de negar nossa vida da alma para que a vida divina nos seja acrescentada pouco a pouco. Como resultado dessa prática constante e diária, ao final estaremos preparados para reinar com o Senhor no mundo vindouro. Aleluia!

O Espírito conduz à prática da Palavra.

Permaneça em vós o que ouvistes desde o princípio. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecereis vós no Filho e no Pai. (1 Jo 2:24)

Ef 4:15, 17; 5:2, 8, 18; 3 Jo 4


O Espírito da realidade, também chamado de Espírito da vida, tem grande importância no plano de Deus. Quando o Senhor Jesus andava com os discípulos, Ele já falava de o Espírito, por meio do qual Deus poderia dispensar a Si mesmo para dentro do homem (Jo 4:24; 6:63; 7:39; 14:17). O Espírito engloba o Espírito Santo e também toda a obra realizada pelo Senhor Jesus: tornar-se homem, viver humano, morte e ressurreição (vs. 18, 20, 23), assim como o óleo sagrado da unção, que era um unguento composto, incluía o azeite puro e várias especiarias (Êx 30:22-25).

Na época, os discípulos não deram a devida importância às palavras do Senhor, principalmente com respeito ao Espírito, pois O ouviam conforme suas necessidades particulares (At 1:1-6). Então foi necessário que posteriormente Deus revelasse Seu plano eterno a Paulo, que escreveu sobre o assunto na Epístola aos Efésios. O capítulo 1 mostra a obra, o dispensar do Pai, o dispensar do Filho e o dispensar do Espírito Santo para dentro do homem. Nessa mesma epístola Paulo fala especificamente de sermos selados com o Santo Espírito (1:13) e recomenda que nos enchamos do Espírito (5:18).

Infelizmente, os efésios também não deram a devida atenção à prática dessa palavra, limitando-se a analisar e debater as verdades bíblicas. Mais uma vez, Deus precisou levantar alguém para os ajudar a perceber o que era mais importante para Ele. Então o próprio Espírito trouxe à memória de João as palavras que o Senhor Jesus havia dito enquanto esteve com eles.

Além disso, é possível que João também tenha lido a Epístola de Paulo aos Efésios e percebido que era necessário reforçar a prática do que Paulo já havia falado. Assim, ele ajudou a igreja em Éfeso a praticar a mesma palavra, ensinando-os a andar na graça (Ef 4:7; Jo 1:14, 17) e no amor (Ef 5:2; 2 Jo 6); andar na luz (Ef 5:8; 1 Jo 1:7) e na verdade (Ef 4:15; 3 Jo 4); e principalmente andar no espírito (Ef 5:18; Jo 4:23-24).

Desde o surgimento das igrejas na América do Sul, invocamos o nome do Senhor para seguir o Espírito que dá vida. Dessa forma, o Senhor pode nos revelar o que é mais importante, hoje, segundo Seu ponto de vista. Também somos direcionados a praticar a Palavra e não apenas a estudá-la.

Por exemplo, o Senhor nos tem revelado que o mundo que há de vir será sujeito a nós, homens, e não a anjos. Isso nos ajuda a compreender o propósito de Deus ao criar o homem. É com essa meta que buscamos ser vencedores. Devemos permitir que a vida que está no Espírito permeie cada parte da nossa alma: mente, vontade e emoção, para desenvolver a nossa salvação. Continuemos a invocar o nome do Senhor para viver e andar no espírito.

15 maio, 2012

Deus se tornou acessível.

Eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós
 (Jo 14:16)

Mt 1:23; Jo 14:9-11; 16:13; 1 Tm 6:16


Tempos após a morte e ressurreição do Senhor, os discípulos passaram a sofrer perseguição. Pedro foi condenado à morte, e João, ao exílio. Por cerca de vinte anos, João permaneceu preso na ilha de Patmos. Na verdade essa foi uma oportunidade dada por Deus a ele, para que o Espírito da realidade lhe revelasse muitas coisas e também o fizesse lembrar-se das palavras ditas pelo Senhor Jesus (Jo 14:26; 16:13).

Quando João escreveu seu evangelho, já contava com mais de noventa anos de idade. Nessa época ele estava em Éfeso, onde a igreja havia recebido a Epístola de Paulo aos Efésios. Embora as palavras de Paulo já trouxessem a revelação do plano de Deus e o suprimento do Seu Espírito, a igreja não praticou o conteúdo daquela epístola. Isso possivelmente aconteceu porque os irmãos passaram a estudar e analisar as verdades ali contidas, sem usar o espírito. Assim, eles se deixaram ser guiados pela mente, pela alma, e não ganharam a vida contida na Palavra.

Nesse contexto, o Espírito inspirou João para escrever mais um evangelho, registrando com detalhes as palavras do Senhor. Os outros evangelhos deram ênfase aos milagres e feitos realizados pelo Salvador, deixando de destacar o quanto precisamos da vida divina.

Em seu evangelho, João iniciou com as seguintes palavras: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela. [...] E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai” (Jo 1:1-5, 14).

João mostrou que antes Deus habitava em luz inacessível (1 Tm 6:16), muitíssimo distante do homem; era impossível alcançá-Lo. Mas um dia Ele nasceu de uma mulher e viveu na terra na pessoa do Senhor Jesus. Como o homem Jesus era um ser humano normal, sujeito aos limites do tempo e do espaço, Ele não poderia estar para sempre na terra (Jo 14:9). Quando Jesus falava, Deus falava; quando Ele agia, Deus agia (14:10-11). Agora Deus não é mais inalcançável, e sim próximo de nós, sendo possível conhecê-Lo em Jesus Cristo. Por isso Ele também é chamado de Emanuel, que significa Deus conosco (Mt 1:23).

Como o homem Jesus, Ele era um ser humano normal sujeito aos limites do tempo e do espaço, não poderia estar para sempre na terra. Por essa razão, o Senhor precisou se tornar o Espírito da realidade (Jo 14:16-17). Como o Espírito, Ele pode estar em nós, habitando nosso espírito humano em qualquer tempo e lugar.

14 maio, 2012

A importância de nascer de novo.


A todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus (Jo 1:12-13)
Jo 3:1-7

Para ver o reino de Deus, é necessário nascer de novo. Essa palavra foi falada pelo Senhor Jesus na ocasião em que recebeu a visita de um homem chamado Nicodemos. Ele era uma pessoa madura, um mestre com alta posição na religião judaica. Sendo um dos principais dos judeus e também fariseu, seguia rigorosamente as leis e ordenanças do Antigo Testamento. Provavelmente Nicodemos era muito requisitado para dar sua opinião a respeito da lei e da religião. Tinha bastante experiência e possivelmente por isso era reconhecido como um líder no círculo de pessoas de seu convívio.
Nicodemos tinha tudo para se sentir satisfeito e completo com o que já alcançara, mas é bastante provável que em seu interior houvesse uma sensação de vazio. Essa pode ser a situação de muitos hoje. Mesmo que uma pessoa que ocupe um cargo importante, receba a melhor formação profissional, ganhe um alto salário e tenha uma família já formada pode se sentir vazia interiormente.
Talvez Nicodemos tenha procurado o Senhor Jesus por estar nessa situação. A visita no horário da noite indica que ele se considerava alguém conceituado diante dos outros e não queria ser visto em público se humilhando ao consultar o Senhor. Afinal, Jesus era uma pessoa simples, e a maioria de Seus discípulos também. Mas ainda assim Nicodemos se encontrou com o Senhor, a quem dirigiu as seguintes palavras: “Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele” (Jo 3:2).
Nicodemos estava disposto a ouvir o que o Senhor tinha a dizer, mas talvez não esperasse pela resposta que Ele lhe deu: “Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (v. 3).
Em outras palavras, é como se o Senhor estivesse lhe dizendo: “Você precisa ver o reino de Deus, mas para isso de nada adianta sua alta posição religiosa, política, social, nem mesmo sua educação ou a experiência adquirida com a idade. Não importa quão excelente seja a sua condição, você precisa se arrepender e receber uma nova vida, a vida de Deus”.
O Senhor não detalhou a palavra dessa forma, apenas apontou a necessidade de Nicodemos nascer de novo. Como deve ter sido a primeira vez que ouviu algo assim, Nicodemos não conseguiu entender o que era o novo nascimento (v. 4). Isso mostra que todo o conhecimento religioso e toda a cultura humana acumulada por Nicodemos eram inúteis para compreender as coisas celestiais.
A Bíblia não menciona se Nicodemos creu na Palavra, mas o Senhor enfatizou ser necessário nascer de novo (vs. 5-7). Nascer de novo é ser regenerado com a vida de Deus para entrar em Seu reino, crescer em vida e reinar.

13 maio, 2012

O evangelho de Deus segundo Paulo e João.

O que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado (Rm 8:3)

Jo 19:31-35; Rm 1:1; 6:6


Antes, porém, de João ser usado por Deus em sua maturidade, o apóstolo Paulo escreveu o livro de Romanos, o qual nos apresenta o conteúdo do evangelho de Deus.

O que havia sido escrito até então nos três primeiros evangelhos não estava completo. João, por sua vez, ainda não estava pronto. Então, quando Paulo foi separado para escrever o livro de Romanos, ele apresentou um quadro completo do evangelho de Deus. Nessa epístola o Espírito, por meio de Paulo, verdadeiramente acrescentou mais revelação aos três primeiros evangelhos. Por isso, quando pregamos o evangelho, devemos ter por base as revelações contidas nesse livro.

Paulo foi chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus (Rm 1:1). O evangelho de Deus é muito mais abrangente que o evangelho da graça. Por falta de mais revelação, muitos enfatizam apenas o evangelho da graça, esquecendo-se que o evangelho de Deus possui duas etapas: a primeira é da graça; e a segunda é do reino. Não é somente o evangelho da graça para dar salvação, mas também é o evangelho do reino, que visa ao crescimento de vida para reinarmos com Cristo.

Como vimos anteriormente, o evangelho de Deus se refere a Jesus Cristo, isto é, o Filho de Deus que, segundo a carne, veio da descendência de Davi. Embora tivesse vindo da linhagem de Davi, um homem pecador, o Senhor Jesus não tinha pecado, mas apenas a semelhança da carne pecaminosa (Rm 8:3). Por esse motivo o Senhor Jesus estava qualificado para morrer na cruz e crucificar Consigo o nosso velho homem (6:6), de maneira que Deus, com efeito, condenou na carne o pecado.

Essa revelação foi enfatizada posteriormente pelo apóstolo João, que relatou que, quando um dos soldados viu que Jesus já tinha morrido, abriu-Lhe o lado com uma lança, de onde saiu sangue e água. Louvado seja o Senhor por esse detalhe registrado por João. Esse fato nos revela que primeiramente o nosso velho homem foi crucificado com o Senhor Jesus e está morto. Depois Seu sangue fluiu para resolver todos os problemas relacionados ao pecado. Uma vez que o pecado foi derrotado, podemos receber Sua vida, representada pela água que verteu de Seu lado. Aleluia! Por meio de Sua vida, podemos viver e propagar o evangelho da vida.

FELIZ DIA DAS MÃES.....

PARABÉNS PARA TODAS AS MÃES, QUE DEUS ABENÇOEI A TODAS AS MÃES, E QUE O AMOR DE DEUS ESTEJA DENTRO DO CORAÇÃO DE CADA UMA, FIQUEM COM DEUS, ABRAÇOS...

DESFRUTAR A PALAVRA...

AMOR DE DEUS...

Seguir de perto, ver e testificar.

Aquele que isto viu testificou, sendo verdadeiro o seu testemunho; e ele sabe que diz a verdade, para que também vós creiais 
 (Jo 19:35)

Mt 26:58; Lc 23:49; Jo 14:26


Dentre os quatro evangelhos, três foram escritos pouco tempo depois da ascensão do Senhor Jesus. Todavia estes não contém muitos detalhes sobre o principal motivo da morte do Senhor.

Durante os três anos e meio em que o Senhor Jesus esteve com os Seus discípulos, varias vezes lhes falou sobre Sua morte e ressurreição. Ao ouvi-Lo falar sobre essas coisas, cada um dos discípulos absorvia essas palavras segundo sua própria necessidade e entendimento.

Ainda quanto aos sinais e milagres descritos por eles nos evangelhos, cada um registrou, segundo a inspiração do Espírito, mas também, segundo a própria experiência, quais seriam os fatos mais relevantes.

O Evangelho de Mateus é peculiar ao registrar algumas expressões usadas pelo Senhor. Isso porque Mateus não era um pescador da Galileia, mas sim um cobrador de impostos. Ele estava relacionado com a administração pública daquela época. Por isso Mateus dava mais atenção em seus registros a tudo o que o Senhor Jesus falava que tinha relação com o reino dos céus.

Os evangelhos de Marcos e Lucas, por sua vez, não relataram detalhes da crucificação do Senhor Jesus. Lucas não estava presente, e Marcos, que provavelmente escreveu baseado no relato de Pedro, não tinha como detalhar, uma vez que este acompanhou o aprisionamento do Senhor com uma certa distância.

Quase todos os discípulos observavam a crucificação e a morte do Senhor de longe, pois Ele estava sendo tratado como um criminoso (Mt 26:58; Lc 23:49). Eles temiam ser reconhecidos como aqueles que O seguiam. Assim, por causa dessa distância, não puderam ver com detalhes, registrando apenas o que conseguiram ver de onde estavam.

No ano setenta depois de Cristo, Deus permitiu que Jerusalém fosse destruída pelo império Romano. Naquela época João foi preso e exilado na ilha de Patmos. Passados vinte anos após sua prisão, o Senhor passou a lhe revelar muitas coisas por meio do Espírito da realidade. Mesmo avançado em idade, com quase noventa anos, ele conseguiu lembrar-se das coisas ocorridas na época em que seguiu o Senhor Jesus na terra (Jo 14:26).

Depois que escreveu o livro de Apocalipse, João foi até Éfeso para ajudar os irmãos por meio das palavras faladas pelo Senhor em Seu ministério terreno. Pelo fato de ter seguido o Senhor de perto, João se lembrou de vários fatos relacionados à morte do Senhor que os outros não viram nem ouviram. Aquilo que ele viu e ouviu, testificou (19:34-35).
Pelo fato de somente João ter descrito alguns fatos que não constavam nos outros evangelhos, por muito tempo os estudiosos da Bíblia não deram a devida atenção aos seus registros. Pela misericórdia de Deus, esse evangelho foi revelado para nós, e hoje podemos compreender essas palavras. Por invocar o nome do Senhor fomos introduzidos no fluir do Espírito da realidade, enfatizado por João em seus escritos (14:17; 15:26; 16:13).

11 maio, 2012

REFLETINDO...

O que é a obra de Deus?

Leitura: "Prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo,para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus" (Filipenses 3.12-14).

"E nós na qualidade de cooperadores com Ele" (2 Coríntios 6a).


Deus tem Sua obra. Essa não é a sua nem a minha obra, tampouco é a obra desta missão ou daquele grupo. É a obra do próprio Deus. Gênesis 1 nos diz que Deus trabalhou e, depois, descansou. No início, Deus criou a luz, os seres vivos, o homem e assim por diante. Ninguém, a não ser Ele, poderia realizar essa obra da criação. E hoje Ele tam­bém tem Sua obra, que não é a obra de homem algum e que homem algum pode fazer. A obra de Deus não pode ser feita por ninguém, a não ser pelo próprio Deus. Quanto mais cedo aprendermos isso, melhor, porque as obras, as idéias, os métodos, o zelo, a seriedade, os esforços e as atividades incansáveis do homem não têm qualquer lugar no que Deus está fazendo. O homem não pode ter mais parte na obra de Deus hoje do que poderia ter nos tempos remotos da criação.

Aos filipenses, Paulo diz: "Prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus". O Senhor Jesus tem um propósito especial e específico ao nos alcançar, e é esse propósito específico que desejamos alcançar. Ele tem um propósito, e esse propósito é que ele nos ganhe a fim de sermos cooperadores, co-obreiros com Ele. Entretanto, ainda é verdade que não podemos fazer a obra de Deus, visto que toda ela é absoluta e totalmente Dele.

No entanto, nós somos Seus co-obreiros. De modo que, por um lado, devemos reconhecer que não podemos tocar, nem mesmo com o dedo mínimo, a obra de Deus e, por outro, somos chamados para ser co-obreiros com Ele! E foi com este fim que Ele nos alcançou. O Senhor tem um propósito definido na salvação - e um propósito claro e específico ao nos salvar -, que é nos ter como Seus co-obreiros.

O que, então, é a obra de Deus? Efésios nos mostra isso de forma mais clara que qualquer outro livro no Novo Testamento. O capítulo 1 diz: "Assim como nos escolheu Nele antes da fun­dação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante Ele" (v. 4); no capítulo 2 lemos: "Para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da Sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus" (v. 7). Lemos também no primeiro capítulo: "Desvendando-nos o mistério da Sua vontade, segun­do o Seu beneplácito que propusera em Cristo" (v. 9)

Em todas as reuniões da igreja freqüentemente há aqueles que se levantam e falam de acordo com sua própria mente. Eles não estão falando no Espírito, mas estão "fora do tom". O que dizem é de pouco ou nenhum valor. Mas na criação de Deus, conforme Ele determinou, não existe nada fora do tom.

Tudo é para o Filho, tudo vem de Cristo e para Cristo. Nada está fora Dele, pois Deus incluiu tudo em Cristo. "Nele foram criadas todas as coisas (...) Tudo foi criado por meio Dele e para Ele" (Cl 1.16). Tudo está em perfeita harmonia no plano de Deus. E Deus vai levar tudo em Sua criação a este nível e a este lugar de perfeita harmonia. Nesse sentido, não podemos fazer nada - Deus está fazendo tudo e tudo Ele fará.


Extraído do livro "A Obra de Deus" - W. Nee

Salvos pela vida de Deus para suprir vida a todos.

Se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida (Rm 5:10)

Lc 9:23


Embora o caminho para a árvore da vida nos tenha sido restaurado, muitas vezes ainda voltamos a nos alimentar da árvore do conhecimento do bem e do mal. Por isso precisamos do evangelho do reino, pois, ainda que o problema dos nossos pecados tenha sido resolvido, muitas vezes nos deixamos influenciar pela vida da alma. Não é sem razão que o Senhor Jesus disse para quem desejava segui-Lo: “A si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me” (Lc 9:23).

Precisamos do evangelho do reino, o evangelho da vida, a fim de termos parte no reino dos céus. Já recuperamos a glória de Deus e fomos reconciliados com Ele. Agora devemos comer do fruto da árvore da vida, e não mais da árvore do conhecimento. Aqueles que invocam o nome do Senhor com realidade comem da árvore da vida e se tornam capazes de negar a si mesmos, vivendo segundo o Espírito e fluindo vida para outras pessoas.

Além disso, à medida que a vida de Deus cresce em nós, somos tomados por um forte desejo de suprir essa vida para todos os que nos cercam. Não conseguimos contê-la somente em nossas reuniões ou em nosso viver particular. Temos o encargo de, no espírito, levar esse evangelho para todos os lugares aonde vamos, para que as pessoas sejam salvas e ganhem vida.

10 maio, 2012

As consequências da desobediência de Adão e Eva e o caminho para obter a salvação.

Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram (Rm 5:12). Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo (Rm 10:13)

Gn 3:24; 4:26; Is 12:3-4; Rm 5:17-19; Ap 22:14


Ao criar o homem, Deus desejava que ele comesse da árvore da vida, para que recebesse a vida divina e vivesse eternamente. Satanás, porém, que é o príncipe deste mundo, veio fazer uma obra de destruição no homem. Em sua sagacidade, ele manipulou a emoção da mulher, levando-a a comer da árvore que lhe traria morte. Devemos vigiar para que nossas emoções nunca deem a Satanás oportunidade de nos levar a desobedecer a Deus, danificando-nos para Seu propósito.

Romanos 5:12 diz: “Por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram”. O versículo 19 continua dizendo: “Por meio da desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores”.

Por causa da desobediência de Adão e Eva, o pecado entrou, e com ele a morte. Por essa razão, eles foram expulsos do jardim do Éden e impedidos de comer da árvore da vida. Fora daquela esfera, passaram a experimentar as consequências da desobediência. O caminho para o jardim do Éden foi barrado por querubins e uma espada que se revolvia (Gn 3:24). Os querubins representam a glória de Deus, a espada representa a justiça, e o fogo que se revolvia representa a santidade. Sem a justiça, a santidade e a glória de Deus, Adão e Eva não mais conseguiam atender a tripla exigência de Deus para que o homem tivesse acesso novamente à árvore da vida e cumprisse Seu plano de sujeitar e dominar a terra (Gn 1:28).

Felizmente, em certo momento Adão e Eva começaram a invocar o nome do SENHOR, buscando Sua presença (4:26). Assim puderam experimentar o consolo da salvação de Deus. Ao invocarmos o nome do Senhor Jesus, essa salvação também nos alcança e nos qualifica a comer da árvore da vida novamente (Is 12:3-4; Ap 22:14).

No passado enfatizávamos oito itens que aconteceram conosco ao sermos salvos e que estão relacionados ao evangelho da graça. Primeiro, fomos iluminados e, então, confessamos nossos pecados. Depois recebemos o perdão, e o registro dos nossos pecados foi cancelado pelo sangue de Cristo. Agora não estamos presos aos nossos pecados, pois o Senhor nos justificou e santificou. Por fim, fomos reconciliados com Deus e ganhamos Sua vida.

O mais importante, porém, é atentarmos para a revelação essencial que o Senhor nos deu, que é acessível e simples. Basta fazer como Adão e Eva, que invocaram o nome do SENHOR, e receberam a salvação. Lembremos que “todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Rm 10:13). Se continuamente invocarmos o nome do Senhor Jesus, certamente o nível da vida vai aumentar em nós.

Visto isto, agora precisamos avançar para a próxima etapa, que é o evangelho do reino.

09 maio, 2012

REFLETINDO...

A vida que vence

“Porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus.”
Cl 3:3

A vida que Deus determinou para os cristãos é aquela vida que está oculta com Cristo em Deus. Nada pode tocar, afetar ou abalar essa vida. Assim como Cristo é inabalável, também o somos. Assim como Cristo transcende todas as coisas, também nós. Assim como Cristo está perante Deus, também nós estamos perante Ele. Jamais devemos nutrir o pensamento de que somos fracos e derrotados. Para o cristão, não existe fraqueza e derrota; pois "Cristo é a nossa vida" (Cl 3:4). Nada pode tocar nosso Senhor. Essa é a vida de Cristo!
Livro: A Vida que Vence.

Criados para receber o plano, o prazer e a vontade de Deus.

Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído? Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém! (Rm 11:34, 36)


Ef 1:9, 11; 1 Ts 5:23; Hb 10:22


Deus deseja entregar o governo do mundo vindouro ao homem regenerado e restaurado. Ele formou o homem do pó da terra, lhe soprou nas narinas o fôlego da vida, o espírito humano, e o homem tornou-se uma alma vivente (Gn 2:7; Zc 12:1). Assim, Deus criou as três partes do homem: corpo, alma e espírito (1 Ts 5:23). A alma humana também possui três partes: a mente, vontade e emoção, as quais foram criadas para serem preenchidas pelo próprio Deus.

A personalidade do homem (planos, alegrias e desejos) está situada em sua alma. Deus o criou assim para que pudesse habitar no homem, capacitando-o para governar o mundo com Ele.

Em Efésios 1:11 vemos que Deus nos predestinou segundo o propósito Daquele que faz todas as coisas conforme o conselho de Sua vontade. Tanto a palavra “propósito” quanto a palavra “conselho” indicam que Deus tem um plano e que a mente humana deve ser usada para compreender esse plano divino, a economia de Deus. No versículo 5 do mesmo capítulo, identificamos o bom prazer de Deus, o qual corresponde à emoção do homem. O versículo 9 mostra que Deus deseja nos revelar o mistério da Sua vontade, por isso nossa vontade deve cooperar com a Dele. Logo, entendemos que o homem foi criado para que pudesse receber em sua alma o plano, o prazer e a vontade de Deus.

Deus criou também a consciência do homem, que é uma parte do seu espírito humano. A consciência foi criada para governar as três partes de sua alma. A Bíblia mostra que a consciência do homem tem uma estreita ligação com as três partes da alma, formando o coração (Mt 9:4; 13:15; Mc 2:6; Lc 1:51; Jo 14:1; 16:22; Hb 4:12; 10:22; 1 Jo 3:20).

Infelizmente, o homem não exercitou sua consciência para obedecer a Deus. Tampouco comeu da árvore da vida, mas, enganado pela serpente, comeu da árvore do conhecimento do bem e do mal, que produz morte. Amanhã veremos as consequências e danos causados ao homem por causa dessa desobediência e o caminho para ter acesso novamente à árvore da vida.