25 dezembro, 2011

O azeite de oliva e o óleo da unção

| |
O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor (Lc 4:18-19)
Lc 4:18; At 10:38; 1 Co 12:3; 2 Co 1:21
Vimos que, ao puro azeite de oliva, que representa o Espírito Santo, eram acrescentados quatro ingredientes, tornando-o o óleo composto da unção. Esse unguento representa o Espírito (Jo 7:38-39). O Espírito também é representado pela expressão "outro Espírito" no livro de Números.
O SENHOR disse que, em Calebe, "houve outro Espírito" (Nm 14:24). Josué também possuía esse outro Espírito: "Disse o SENHOR a Moisés: Toma Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e impõe-lhe as mãos" (27:18). Dentre os filhos de Israel que saíram do Egito, com vinte anos para cima, apenas aqueles que possuíam esse outro Espírito entraram na boa terra.
Amados irmãos, nós também passamos pelo Mar Vermelho, fomos libertados do jugo do príncipe deste mundo e de seus três aspectos: idolatria, pecado e preocupação com o sustento. Hoje estamos em Cristo, a boa terra, mas não é suficiente estar Nele de vez em quando para termos vida; é necessário permanecer constantemente no Espírito.
O evangelho de João nos diz: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus" (Jo 1:1). Deus deseja estar conosco para sempre, por isso o Filho se tornou um homem. A fim de estar para sempre conosco, o Senhor Jesus precisava cumprir a vontade de Deus. Para isso, antes de começar Seu ministério na terra, era necessário ser batizado e ungido pelo Espírito.
Semelhantemente, para realizarmos a obra de Deus, também recebemos o Espírito. Hoje, para vivermos constantemente no Espírito, precisamos invocar o nome do Senhor; só assim permanecemos no Espírito (1 Co 12:3). Se vivermos no "outro Espírito", isto é, no Espírito que dá vida, enterraremos nosso velho homem e seus feitos. Assim estaremos qualificados para "cruzar o rio Jordão" e entrar no reino do mundo que há de vir, nossa boa terra. Hoje, na igreja, devemos aproveitar cada oportunidade para negar a vida da alma, crescendo na vida de Deus, pois os que vivem no velho homem, isto é, na vida da alma, não herdarão o reino de Deus (Gl 5:19-21).
O reino dos céus está próximo! Você já está preparado? Precisamos desse "outro Espírito". Por isso é vital invocarmos "Ó Senhor Jesus!" para permanecer na esfera do Espírito. Esse Espírito é representado pelo óleo da unção.
O salmo 133 diz: "É como o óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes" (v. 2). Não somente o Senhor Jesus foi ungido (Lc 4:18; At 10:38): quando invocamos o nome do Senhor, também somos ungidos com Esse maravilhoso unguento (2 Co 1:21). Aleluia! Em nós também há esse "outro Espírito". Não volte a viver por sua vida da alma; se fizer isso, não poderá entrar na "boa terra". Invoque continuamente o nome do Senhor e exercite a unção que você recebeu.
A unção refere-se a uma comissão da parte de Deus. Jesus foi ungido para salvar o homem de seus pecados. Nós fomos ungidos para entrar no reino dos céus. Diante dessa comissão, nosso coração deve ser de arrependimento, pois o reino está próximo. Invocando o nome do Senhor e negando a vida da alma estaremos qualificados para participar do mundo que há de vir.

Nenhum comentário: