25 dezembro, 2011

A unção: a divindade mesclada com a humanidade.

Este [Cristo] é a imagem do Deus invisível, o primogénito de toda a criação; [ ... ] Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste. Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogénito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia
(Cl 1:15, 17-18). Êx 30:22-25; Ez 1:10; 10:14; Mt 16:21; 2 Co 2:14.,,

No Antigo Testamento, o Espírito é representado pelo óleo da unção, que era usado para ungir reis e sacerdotes. Deve-se perceber que há diferença entre o óleo da unção e o azeite de oliva (Êx 30:22-25). O óleo da unção tinha como ingrediente principal o azeite de oliva, que representa o Espírito Santo. Ao puro azeite de oliva, acrescentavam-se algumas especiarias para se obter o óleo composto da unção.
Êxodo 30 mostra que o óleo da unção era composto de azeite de oliva e de mais quatro especiarias. Na Bíblia, o número quatro representa a natureza humana. Dentre tantos escritos que falavam sobre Jesus no início do Novo Testamento, Deus escolheu quatro evangelhos para descrever a biografia do Senhor Jesus. O homem é uma criatura, e os querubins, que são seres angélicos, também são criaturas. A passagem de Ezequiel 1 nos mostra as criaturas representadas pelos querubins, como os seres viventes (vs. 5, 10). Esses seres viventes tinham quatro rostos: de leão, de boi, de homem e de águia (10:14).
O Senhor Jesus, antes de iniciar Seu ministério, viveu na terra por trinta anos. Ele veio com Sua natureza divina, mas vivenciou, experimentou a natureza humana. Ao fim de Seu ministério, morreu na cruz por nós. Essa crucificação é representada pela mirra fluida, uma resina amarga usada para embalsamamento. Ele morreu e, por meio de Sua morte, exala a fragrância de Sua vitória sobre Seu inimigo. Isso está relacionado ao cinamomo odoroso, uma substância odorífica que representa a eficácia de Sua morte. Ao terceiro dia Ele ressuscitou. A ressurreição é representada pelo cálamo aromático, um tipo de cana que sai das águas pantanosas, águas de morte (Mt 16:21). A ressurreição também tem sua eficácia - isso é representado pela cássia, uma casca de planta que exala perfume. Temos, então, quatro especiarias simbolizando a natureza humana.
Essas quatro especiarias estão distribuídas em três unidades de 500 sidos para compor o óleo da unção: 500 sidos de mirra fluida, 250 sidos de cinamomo odoroso, 250 sidos de cálamo aromático e 500 sidos de cássia. O número três representa a natureza divina. No óleo da unção, tem-se a natureza divina, representada pelas três unidades, acrescentada à natureza humana, simbolizada pelas quatro especiarias.
As três unidades de 500 siclos representam o Pai, o Filho e o Espírito. Veja que a primeira e a terceira unidades são medidas de 500 siclos cada uma. Estas se referem respectivamente ao Pai e ao Espírito. Já a segunda unidade é composta de duas medidas de 250 siclos cada uma. Isso está relacionado ao Filho, pois Ele foi partido por nós e Nele há a natureza divina e a natureza humana.
No óleo da unção há quatro especiarias em três medidas de 500 siclos. Isso representa o Deus Triúno que, na pessoa do Senhor Jesus, experimentou o viver humano. Por meio Dele, a divindade foi mesclada com a humanidade.

Nenhum comentário: