11 março, 2012

A ênfase dos escritos do apóstolo João

Na verdade, fez Jesus diante dos discípulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome (Jo 20:30-31)

Jo 1:4; 3:15-16; 4:10; 5:24, 39-40; 6:35; 7:39-40; 8:12; 10:10b; 12:24; 14:16-18; 17:3; 20:22


Os escritos de João resgataram para nós importantes acontecimentos e palavras que o Senhor já havia dito a Seus discípulos, mas que eles não entenderam na época, os quais revelam a Sua vontade eterna: Ele é vida e veio para nos dar vida (Jo 1:4; 3:15-16; 5:24, 39-40; 6:35; 8:12; 10:10b; 17:3). Não somente isso, seus escritos também nos mostram o caminho que Ele tomou a fim de nos dar vida: morrer, ressuscitar e tornar-se o Espírito para entrar em todo aquele que Nele cresse (Jo 7:39-40; 12:24; 14:16-18; 20:22).

No capítulo 4 do Evangelho de João, há o caso da mulher samaritana, que foi tirar água do poço e encontrou-se com o Senhor Jesus. Esse acontecimento também lhe foi lembrado pelo Espírito da realidade e, embora tenha sido um diálogo bem simples entre o Senhor e a mulher, proporcionou a João o registro de palavras profundas e cheias de vida.

Cansado da viagem, por volta da hora sexta, Jesus pede à mulher: "Dá-me de beber" (Jo 4:7). Era costume as pessoas tirarem água do poço bem cedo, de manhã. No entanto a mulher samaritana estava lá, ao sol quente do meio-dia. Talvez por não sentir-se bem aceita na sociedade - pois já tivera cinco maridos e o que agora tinha não era seu - evitava encontrar-se com outras pessoas, pelo que escolhera esse horário.

O Senhor Jesus sabia que ela estaria ali e a esperou. Que amor e misericórdia vemos nessa Sua atitude! Até mesmo a mulher estranhou tal gesto, pois disse: "Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se dão com os samaritanos)?" (v. 9). Ao que replicou Jesus: "Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: dá-me de bebe, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva" (v. 10).

Ao final da conversa entre Jesus e a mulher samaritana, Ele falou algo de extrema importância: "Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade" (vs. 23-24). Jesus também revelou à mulher que Ele era o Messias que havia de vir (vs. 25-26). Como resultado dessas palavras, a mulher deixou o cântaro e foi para cidade anunciar o que lhe acontecera. Por meio de seu testemunho, muitos vieram ter com Jesus e creram Nele.

Quanta luz o apóstolo João recebeu do Espírito da realidade! Isso o fez lembrar e registrar todos esses casos e palavras para nosso desfrute. Damos graças ao Senhor por nos introduzir em Seu ministério, que nos foi deixado quando João atingira sua maturidade. Esse é o ministério que perdurará até a volta do Senhor, o ministério de Espírito e vida (Jo 21:22).

Nenhum comentário: