11 março, 2012

Livros que nos levam à Fé.

No primeiro ano do seu reinado, eu, Daniel, entendi, pelos livros, que o número de anos, de que falara o SENHOR ao profeta Jeremias, que haviam de durar as assolações de Jerusalém, era de setenta anos (Dn 9:2)


1 Tm 1:3-6

Conforme vimos ontem, o apóstolo João recebeu do Senhor uma incumbência especial de ajudar os irmãos a andar na verdade, isto é, praticá-Ia.
Dentro desse encargo prático, o Senhor nos trouxe à luz uma ferramenta para que a Fé seja espalhada e praticada pelos filhos de Deus: os bookafés (ou seja, livros que levam à Fé). O encargo é termos várias cafeterias-livrarias nas cidades em um ambiente informal onde todos os irmãos tenham comunhão, oração e contato com livros espirituais. Dessa maneira, a Fé, cujo conteúdo é a economia de Deus no Novo Testamento, pode ser infundida nos filhos de Deus por meio da palavra escrita, ajudando-os a compreender melhor a vontade de Deus e levando-os ao crescimento na vida divina.

A revelação da economia neotestamentária pode ser vista principalmente na Epístola aos Efésios. O capítulo 1, por exemplo, desvenda a obra do dispensar do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Deus deseja que o homem tripartido, com espírito, alma e corpo, receba Seu dispensar a fim de que a igreja, a qual é o Corpo de Cristo, seja produzida. Esse é o conteúdo da Fé, ou seja, do plano eterno de Deus para o homem.

Nessa epístola Paulo também falou dos cinco tipos de andar: o andar na graça, na verdade, no amor, na luz e o andar no Espírito, e ainda de como devemos estar cheios do Espírito para andarmos de modo digno do chamamento de Deus e de Sua vontade.

O desejo do apóstolo Paulo era que a revelação que lhe foi dada sobre a Fé fosse dispensada para os santos. Contudo alguns irmãos e algumas igrejas receberam suas palavras apenas como ensinamentos e não as praticaram. Como resultado, algumas pessoas da igreja em Éfeso fracassaram, pois, em vez de praticar tudo o que lhes havia sido escrito, se envolveram com discussões, fábulas e genealogias sem fim (1 Tm 1:3-6).

Preocupado com a situação da igreja naquela cidade, o apóstolo Paulo enviou Timóteo, seu jovem cooperador, para ajudá-los, mas ele mesmo desanimou, e seu espírito quase apagou, a ponto de ter dores no estômago por causa da pressão e preocupação com a igreja ali. Mesmo assim a igreja em Éfeso não conseguiu vencer a degradação nos dias de Paulo.

Somente depois, por meio do ministério de João, é que a igreja em Éfeso conseguiu arrepender-se, voltar à prática das primeiras obras e, assim, tornar-se desejável (significado de Éfeso).

Louvamos ao Senhor pelo caminho simples e prático que Ele tem nos proporcionado para andarmos na verdade, crescermos em vida e conduzirmos outros à Fé.

Nenhum comentário: