11 março, 2012

O ministério do apóstolo João permanecerá até a volta do Senhor.

Não tenho maior alegria do que esta, a de ouvir que meus filhos andam na verdade (3 Jo 4)
Jo 21:22-23; CI 1:25-27; 2 Tm 1:15; 2:2; 3 Jo 4

O Senhor Jesus nos introduziu no último ministério, o ministério do apóstolo João em sua maturidade. Esse ministério só se tornou evidente muitos anos após a morte do apóstolo Paulo.
A ênfase do ministério de Paulo era passar a revelação que recebera da economia de Deus no Novo Testamento a fim de completar a Palavra de Deus (Cl 1:25-27). Isso se tornou a marca de seu ministério: ensinar as verdades (1 Tm 2:4). A ênfase no ensino muitas vezes produz somente ouvintes e pregadores. Mesmo com o conteúdo riquíssimo e aplicável de suas epístolas - como em Efésios, que mostra os cinco tipos de andar -, o resultado é que muitos dos seus ouvintes não conseguiram alcançar a realidade espiritual dessas palavras e ficaram em sua condição mental, a ponto de abandoná-lo (2 Tm 1:15).

Paulo transmitia as verdades para as pessoas, e esperava que elas, após receberem seu ensinamento, fossem capazes de transmiti-lo a outros. Por isso ele escreveu a seu jovem cooperador Timóteo: "E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros" (2:2).

Ser mestres ou ouvintes ainda é a condição de muitos cristãos nos dias de hoje. O Senhor Jesus veio nos trazer a palavra da vida eterna, e, como Seus filhos, precisamos avançar para outro patamar em nosso viver cristão.

O apóstolo João tinha uma porção diferente na forma de conduzir os irmãos. A ênfase de seu ministério era extrair das verdades bíblicas a maneira simples de andar nelas, isto é, praticá-las (3 Jo 4). O Senhor preservou o apóstolo João por muitos anos, mas, por fim, ele também morreu. Seu ministério de Espírito e vida, entretanto, irá permanecer até a volta do Senhor (Jo 21:22-23).

Nenhum comentário: