31 março, 2012

Fé, esperança e amor

Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor (1 Co 13:13)


Mt 16:25; Gl 2:16; Ef 2:8-9; Hb 2:5



A vida da igreja tem três aspectos: a fé, a esperança e o amor (1 Co 13:13). A fé diz respeito ao nosso espírito, que foi salvo quando cremos no Senhor Jesus. Fomos salvos pela fé, não pelas obras que fazemos (Gl 2:16; Ef 2:8-9). Eu cri no Senhor Jesus, e Ele me salvou. Não fui eu quem foi crucificado, mas o Senhor foi crucificado em meu lugar. Se eu fosse crucificado, teria morrido e não seria útil a Deus. Ele não nos criou para morrer; aquele que tem o poder da morte, o diabo, queria nos manter presos pelo pavor da morte, mas Deus veio nos dar Sua vida (Hb 2:14). Agora Ele deseja que vivamos a vida da igreja, negando a vida da alma, para a vida divina crescer em nós.
A esperança está relacionada à vinda do Senhor, quando nosso corpo será transfigurado em um corpo de glória. Não depositemos esperança no mundo presente; nossa esperança está no mundo que há de vir. Com respeito ao mundo vindouro, a Palavra de Deus diz em Hebreus que não foi a anjos que Deus sujeitou o mundo que há de vir, mas ao homem, para que este o governe juntamente com Ele. Por isso, se você estiver cheio de sua vida da alma e de pecados, como poderá governar o mundo que há de vir?
Hoje, se você estiver vivendo a vida da igreja, negando sua vida da alma, a vida de Deus irá crescer, e você estará cheio de amor, pois Deus é amor. O crescimento da vida de Deus resulta em amor, e, a cada ano que passa, os irmãos manifestam mais esse amor. Aleluia!
A igreja não tem autoridade em si mesma, mas a tem por meio da vida de Deus que cresce nos seus membros. Muitos entendem mal a passagem bíblica, onde se diz que aquilo que desligarmos na terra será desligado nos céus (Mt 16:19). Se não há a vida de Deus, não há autoridade. Se você tem a vida divina, a autoridade será proporcional ao seu crescimento de vida. Quem nega a vida da alma hoje terá autoridade na presente época e também na era vindoura.
Em todos os mais de duzentos países existentes hoje, seus líderes, chefes de governo, presidentes ou reis, estão debaixo do governo de Satanás (1 Jo 5:19b). Não são eles quem decidem, é o inimigo de Deus quem os manipula; já o governo do mundo que há de vir não será mais entregue aos anjos, Deus vai entregá-lo para o homem governar juntamente com Cristo.
Como, porém, iremos governar sendo pessoas cheias de opiniões, da vida da alma? Para isso Ele nos colocou na vida da igreja, onde temos a oportunidade de ser salvos completamente.
A nossa salvação ocorre em três aspectos. Em Sua primeira vinda, o Senhor Jesus, morreu na cruz para resolver o problema de nossos pecados, e nosso espírito é salvo quando cremos Nele. A salvação do nosso corpo se dará em Sua segunda vinda. O terceiro aspecto da nossa salvação se refere à alma, ou seja, por meio de negarmos a nós mesmos e sermos preenchidos com a vida divina, obtemos a salvação completa (Mt 16:25).
A igreja revelada pelo Senhor Jesus é esse tipo de viver. Ela não é um lugar físico nem tampouco é um templo usado para controlar as pessoas. Ela é um viver de negar a nós mesmos para a vida de Deus crescer, visando governar o mundo que há de vir.

Nenhum comentário: