31 março, 2012

A realidade do viver da igreja


Quem ama a sua vida perde-a; mas aquele que odeia a sua vida neste mundo preservá-la-á para a vida eterna (Jo 12:25)

Mt 16:23-24

A vida de Deus cresce em nós à medida que nossa vida da alma é negada. O Senhor disse que, para segui-Lo, não podemos levar nosso ego, que é a nossa vida da alma, cheia de opiniões (Mt 16:24; Jo 12:25).
Todos gostamos de dar opinião. Ter opinião não é errado, porém, mesmo que pareça ser a melhor entre muitas, devemos estar dispostos a abrir mão dela, negando a nós mesmos. Quando Pedro, movido de compaixão pelo Senhor, manifestou sua vida da alma dizendo-Lhe que de modo algum Ele deveria sofrer e morrer, a resposta de Jesus foi: “Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens” (Mt 16:23).
Não podemos conservar o lado bom de nosso ser natural nem nossas opiniões, sejam elas boas ou más. O Senhor Jesus disse que, se alguém quiser segui-Lo, deve negar a si mesmo, ou seja, anular seu ego, porque ele impede que a vontade de Deus seja executada.
Deus deseja o nosso crescimento de vida. A vida da igreja é onde Deus nos colocou para que haja esse crescimento. Eu sempre uso uma ilustração para explicar como isso ocorre: se um copo estiver cheio de água, representando minha vida natural, não há como acrescentar mais água. Do mesmo modo, Deus não encontra espaço para acrescentar Sua vida a mim, se eu estiver cheio da minha vida natural. Desse modo, somente quando eu jogar fora um pouco do meu ser natural, Deus encontrará espaço para acrescentar mais de Sua vida a mim. Cada vez que invoco: “Ó Senhor Jesus”, a vida de Deus é mais acrescentada. Experimente jogar fora um pouco de sua vida da alma, para que a vida de Deus se acrescente cada vez mais a você.
Em resumo, a vida da igreja é negar a vida da alma para a vida de Deus crescer. Eu acredito que, nesses muitos anos que passamos juntos, a grande maioria entre nós está negando sua vida da alma. Essa é a verdadeira vida da igreja; volto a dizer: não é um local de reuniões ou um templo onde se ouvem lindas mensagens ou se concentra grande número de pessoas. A vida da igreja é onde a vida de Deus cresce diariamente naqueles que negam a si mesmos.

Nenhum comentário: