23 abril, 2012

Você está preparado?

Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém: eis aí te vem o teu Rei, justo e salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta (Zc 9:9)

1 Rs 1:33; Mt 21:2-5; Jo 5:39; 2 Co 3:18

Para entrar em Jerusalém, o Senhor Jesus disse que precisava de um jumento e mandou buscar um que já estava preparado (Mt 21:2-3). Como vimos ontem, o jumento mencionado em Gênesis 49 foi transformado ao comer o fruto da vide. Sua dieta proporcionou transformação em seus dentes, que se tornaram brancos como leite, e seus olhos ficaram cintilantes.

A exemplo do jumento, que foi transformado pelo fato de comer somente uva, se quisermos ser transformados, precisaremos nos alimentar do fruto da árvore da vida, que é o próprio Senhor Jesus (Jo 15:1).

Hoje estamos num processo de transformação. À medida que buscamos o Senhor e ruminamos Sua Palavra, “somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito” (2 Co 3:18). Precisamos nos alimentar constantemente do Senhor, para que, quando Ele precisar de nós, estejamos preparados. Você está preparado? Se estiver, o Senhor vai dizer: “Eu preciso de você”. Alguns talvez ainda não estejam preparados, mas estão no processo de transformação. Louvado seja o Senhor!

Em Mateus 21, vemos que o fato de Jesus mandar buscar aquele jumento preparado “aconteceu para se cumprir o que foi dito por intermédio do profeta: Dizei à filha de Sião: Eis aí te vem o teu Rei, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de animal de carga” (vs. 4-5). Indo os discípulos e tendo feito como Jesus lhes ordenara, trouxeram a jumenta e o jumentinho. Então puseram em cima deles as suas vestes, e sobre elas Jesus montou.

Quando Jesus entrou em Jerusalém, Ele não montou numa mula ou num cavalo, animais mais imponentes, como fizeram Davi e Salomão quando se tornaram reis (1 Rs 1:33). Quando entrou em Jerusalém, Jesus foi aclamado pela multidão. Por ser humilde e manso, escolheu um jumento, um animal desprezado pelos homens, mas que fora transformado para servi-Lo.

Nenhum comentário: