28 julho, 2012

ESTUDO BÍBLICO.


A justificação que vem de Deus


Leitura bíblica: Gn 3:5, 7, 9, 21; Is 14:13-14; Jo 1:29; Rm 5:9
Ler com oração:
Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira (Rm 5:9).

A JUSTIFICAÇÃO QUE VEM DE DEUS

Isaías 14 descreve que Lúcifer sobressaiu-se aos outros anjos (vs. 13-14), pois lhe foram dados muitos dons e muita capacidade. Como ele era muito dotado, foi cumprindo suas tarefas e recebendo de Deus posições cada vez mais elevadas. Esse é um processo normal, mas houve um momento em que ele exagerou. Deus o havia colocado acima dos outros anjos e o havia constituído o principal dentre os três arcanjos. Ele deveria ficar satisfeito, contudo não estava.

No versículo 14 seu orgulho é manifestado: “Subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo”. Ele já se havia tornado o principal dos arcanjos, mas por sua soberba se julgou muito habilitado e quis subir ainda mais.

Quando já não tinha mais como subir, Lúcifer quis ser igual a Deus. Contudo ele deveria lembrar que era uma criatura, e Deus, o seu Criador. Como pode uma criatura querer comparar-se ao criador? Por causa de seu orgulho, Deus o lançou por terra. Isso deve servir-nos de exemplo, a fim de que nunca nos orgulhemos.

Quando Adão comeu do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal que Eva lhe oferecera, seus olhos foram abertos (Gn 3:7). Porque adquiriram a habilidade de discernir o bem e o mal, ambos viram que estavam nus e desse modo não poderiam agradar a Deus. Ao perceberem que a nudez era uma coisa vergonhosa, relacionada com o pecado, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si. Essa foi a maneira que encontraram para se justificarem, contudo o homem por si próprio não consegue cobrir sua nudez.

Quando ouviram a voz do Senhor Deus, que andava no jardim do Éden, esconderam-se da Sua presença. Deus, então, chamou o homem e lhe perguntou: “Onde estás?” (v. 9). Adão precisava da presença de Deus, e Deus também precisava da presença de Adão. Ele sabia que Adão se escondera por causa de sua nudez, por vergonha de seu pecado. Então usou vestimentas de peles, provavelmente de um cordeiro, para vesti-los (v. 21). Isso prefigura o Senhor Jesus como Cordeiro de Deus, que morreu por nós, derramou Seu sangue e nos justificou (Jo 1:29; Rm 5:9).



Ponto-chave: Cristo, o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
Meu ponto-chave:
Pergunta: Por que Deus substituiu as vestimentas de Adão?

Leitura de apoio:
“O caminho para viver e reinar com Cristo” – cap. 1 – Dong Yu Lan.
“Os perigos do lado bom da alma” – cap. 2 – Dong Yu Lan.
www.radioarvoredavida.net

Nenhum comentário: