28 julho, 2012

MENSAGEM AOS JOVENS...

Esperar e apressar
Os jovens são conhecidos pela pressa em resolver as coisas. O desejo de antecipar-se aos fatos, por vezes, é positivo, pois faz com que o jovem seja diligente e aplicado. Em outras situações, porém, tal pressa é negativa, pois pode levar à impulsividade, insegurança e instabilidade. Nos evangelhos vemos várias situações em que o apóstolo Pedro teve problemas por se apressar em reagir e responder às situações (Mateus 16:22-23; 17:4-5; Marcos 9:5-7; João 21:21-22). Quando escreveu sua segunda epístola, entretanto, Pedro havia aprendido uma lição muito importante a respeito de esperar. Em resposta àqueles que escarneciam de sua esperança na volta do Senhor, disse: “Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento” (2 Pedro 3:9).
A primeira lição aqui é olhar na direção correta. Pedro aprendeu a voltar seus olhos, sua atenção, seu coração ao Senhor. Por isso, não atentava para o ambiente, mas para o que havia no coração do Senhor, para Sua longanimidade. Mas isso de forma alguma implica passividade, pois Pedro prossegue: “Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas. Visto que todas essas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade, esperando e apressando a vinda do Dia de Deus, por causa do qual os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão” (2 Pedro 3:10-12). Pedro tinha seus olhos postos em Deus, por isso seu maior desejo era a volta do Senhor. Todo seu viver consistia em esperar e apressar tal dia.

Esta geração

Jovem, o que você mais anseia hoje? Uma carreira? Um casamento feliz? Bens? Muitas gerações têm vindo e ido. Todos buscaram suas próprias coisas, seu próprio aprazimento, e fizeram da história da humanidade uma história de insatisfação e busca insaciável. E assim será, até que venha a última geração, a geração que verá e fará acontecer todas essas coisas citadas por Pedro, na vinda de nosso Senhor Jesus. O próprio Senhor falou acerca dessa geração: “Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que tudo isto aconteça. Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão” (Mateus 24:34-35). Você quer ser parte desta geração? Ou você prefere apenas listar-se em mais uma geração que veio e passará?
Esta geração é uma geração específica. É uma geração envolvida com o falar de Deus. O trecho em Mateus 24 revela que os discípulos se preocupavam com os sinais, as condições exteriores da vinda do Senhor. Na verdade, estavam mais preocupados com as condições do tempo em que viviam, pois mesmo após a ressurreição demonstraram que seu interesse na volta do Senhor estava misturado a seu apego ao reino de Israel e ao desejo de independência do Império Romano (Atos 1:6).
A geração dos discípulos passou. A geração de Pedro, de Paulo e João passou. Muitas gerações passaram e, com elas, genuínos filhos de Deus, que amaram Sua vinda. Entretanto, nenhum deles teve a honra de participar desta geração. O Senhor disse que esta geração não passará, e, em seguida, disse que Suas palavras não passarão. Isso quer dizer que esta geração é a geração que está completamente envolvida com Suas palavras. É a geração que se compromete, que paga o preço necessário para praticar e cumprir a Palavra. O Senhor disse: “E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então virá o fim” (Mateus 24:14). Esta geração é a geração que espera o fim, que se preocupa com a volta do Senhor. Esta geração apressa o fim, vivendo, testemunhando e propagando o evangelho do reino.
Vivemos em tempos apocalípticos. Como nas profecias, a humanidade degradada se afasta continuamente de Deus. O tom do fim é visto no prosseguimento e agravamento das guerras, dos terremotos, das calamidades climáticas, da escassez e até mesmo no reaparecimento da idéia de uma grande união do Mediterrâneo, como no Império Romano, levantada por Nicolas Sarkozy, atual presidente da França, que por isso foi chamado de “o novo César” pela imprensa européia. Tudo isso ainda não significa que a geração presente seja esta geração. Mas você pode ser parte desta geração hoje, desde que esteja disposto a comprometer-se com a Palavra.

Heróis de uma geração


Em 2 Samuel 23:8-12, vemos, na história de três heróis entre os valentes do rei Davi, o que é comprometer-se. Josebe-Bassebete brandiu a lança e feriu oitocentos. Eleazar permaneceu na batalha, quando todos fugiram, e lutou até cansar a mão (que ficou pregada à espada) e venceu sozinho um exército. Sama, igualmente, defendeu sozinho um campo de lentilhas. Jovem, você sabe manejar uma lança? Sabe ser positivo, lutando pela volta do Senhor, sem permitir que o inimigo se aproxime? sem permitir que o inimigo influencie suas escolhas e o desanime? Precisamos aprender a andar na luz (1 João 1:7). Precisamos aprender a ter comunhão com o Senhor diariamente. As trevas não podem resistir à luz (João 1:5). Satanás não poderá resistir a um jovem que, logo pela manhã, lê a Palavra em oração e invoca o nome do Senhor.
Muitos jovens reagem positivamente à Palavra quando estão em conferências ou ajuntamentos maiores. Mas, e quando todos decidem tomar outra direção, você resistirá como Eleazar? Você defenderá seu alimento espiritual, tal como fez Sama? Esses três guerreiros foram considerados heróis em sua geração não apenas por esses fatos, mas também porque, ao ouvir um simples suspiro do rei, arriscaram suas vidas, irrompendo contra o acampamento inimigo. Por seu compromisso, sua consagração, se tornaram uma libação, isto é, deram além do que parecia devido, ofereceram além do que parecia possível (2 Samuel 23:13-17). Jovem, a geração que trará o Senhor de volta é uma geração de heróis, que se comprometem, que vencem uma geração pervertida e corrupta, resplandecendo como luzeiros, como testemunho da verdade (Filipenses 2:15).

Filhinhos, pais e jovens


As palavras do apóstolo João nos ajudam a perceber que tipo de atitude, de comprometimento, o Senhor espera dos jovens da geração final. Em 1 João 2:14, lemos: “Filhinhos, eu vos escrevi, porque conheceis o Pai. Pais, eu vos escrevi, porque conheceis aquele que existe desde o princípio. Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno”. Uma geração é composta por filhinhos, pais e jovens. A geração que trará o Senhor de volta é a geração em que os jovens vencem o maligno, o inimigo de Deus, porque a Palavra permanece e é vista neles.
Jovem, se você quer ser parte de tal geração, tem de aprender a ouvir os pais, ou seja, os irmãos mais experimentados, que conhecem aquilo que havia no princípio, a vontade eterna de Deus. Os jovens dessa geração também devem se encarregar dos filhinhos, isto é, dos mais novos ou mais fracos na fé, para conduzi-los ao Pai. Ouvir os pais e apascentar os filhinhos não é algo extraordinário, antes, é a vida normal da igreja. Jovem, comprometa-se. Seja um herói na geração presente. Seja parte da geração que não passa porque vive a Palavra que é permanente (1 Pedro 1:23). Seja alguém que vive a vida normal da igreja, esperando e apressando a vinda do dia de Deus.


www.radioarvoredavida.net

Nenhum comentário: