28 julho, 2012

Luz para arrependimento.


Pois em ti está o manancial da vida; na tua luz, vemos a luz (Sl 36:9). 
Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um (Rm 12:3)


2 Co 7:9; Ap 3:7-8, 17-18

A igreja em Filadélfia é composta daqueles que, rejeitados por Sardes, passaram a guardar o nome e a Palavra do Senhor (Ap 3:7-8). Filadélfia significa amor fraternal, por isso devemos sempre invocar o nome do Senhor, orar e ruminar a Palavra, tendo amor intenso para com os irmãos. Dessa maneira, podemos ser agradáveis a Deus.
Devemos nos manter humildes, com a pureza e simplicidade devidas a Cristo. Se passarmos a ser influenciados pela vida da alma, nosso coração pode se orgulhar e se fechar por causa das insatisfações, correndo o risco de cair na situação da igreja em Laodiceia.
Quando nos deixamos influenciar por nossos próprios pensamentos, passamos a exigir que nossa opinião prevaleça; caso isso não aconteça, ficamos insatisfeitos. Quem está nessa situação não consegue exercitar o amor no trato com os irmãos, pois irá usar até mesmo a Palavra para buscar argumentos a fim de debater. Quando discutimos com os outros para convencê-los a qualquer custo, nos exaltamos, dando vazão à nossa vida da alma e não conseguimos seguir o sentimento do Espírito. É como se não conseguíssemos enxergar a própria situação, nem amar os outros. Essa é a condição da igreja em Laodiceia: por ser cega, ela se acha rica e abastada e diz que não precisa de coisa alguma. Porém o Senhor a aconselhou comprar colírio para ungir os olhos, a fim de ver (Ap 3:17-18).
Nossos olhos espirituais somente são iluminados quando recebemos a Palavra do Senhor não como ferramenta para acusar outros. Cada vez que a ruminamos, orando e nela meditando, somos levados a enxergar nossa verdadeira situação e nos arrepender (2 Co 7:9). Quanto mais luz recebemos pela Palavra de Deus, mais percebemos nossa necessidade de arrependimento. Não devemos pensar de nós mesmos além do que convém nem mesmo achar que não precisamos de coisa alguma (Rm 12:3). Pelo contrário, ao perceber que temos pouca força, reconhecemos que nossa suficiência vem de Deus e que precisamos uns dos outros.
Escolhamos o caminho de depender do Senhor e invocar o Seu nome em toda situação. Vamos segui-Lo, negando a nós mesmos e abrindo mão de nossas opiniões. Desse modo, cedemos espaço em nossa alma para que o Espírito venha nos preencher.

2 comentários:

Anônimo disse...

SENHOR JESUS, AMÉM ALELUIA, QUE POSSAMOS NOS ARREPENDER TODOS OS DIAS PARA QUE O ESPIRITO DO SENHOR ESTEJA NOS FORTALECENDO, E PARA QUE POSSAMOS NOS ENCHER DE VIDA, VIDA DE DEUS...SENHOR JESUS....AMÉM...

JEAN PAULO E FAMÍLIA... disse...

GRAÇAS AO SENHOR, QUE ELE NOS DEU O DIREITO DE NOS ARREPENDER, PARA QUE PUDÉSSEMOS NOS ACHEGAR A ELE, PARA QUE NOSSA VIDA FOSSE CHEIA DO SEU ESPIRITO E COM ISSO ELE ENCHEU NOSSOS CORAÇÕES DE ALEGRIA E PAZ, QUE POSSAMOS INVOCAR MAIS O SEU NOME QUE É MUITO PRECIOSO, JESUS É NOSSO SENHOR... AMÉM...