10 fevereiro, 2013

A revelação neotestamentária nos escritos de Paulo.

Por esta causa eu, Paulo, sou o prisioneiro de Cristo Jesus, por amor de vós, gentios, se é que tendes ouvido a respeito da dispensação da graça de Deus a mim confiada para vós outros; pois, segundo uma revelação, me foi dado conhecer o mistério, conforme escrevi há pouco, resumidamente; pelo que, quando ledes, podeis compreender o meu discernimento do mistério de Cristo (Ef 3:1-4)

 
 
At 19:22; 23:23-24; 25:11; 28:30; 1 Pe 5:12
 

alimento diário, árvore da vida, dong yu lan, vida para todos, bookafe, ceape
 
Depois que Paulo foi preso em Jerusalém, os judeus continuavam planejando matá-lo. Por causa disso ele foi levado para Cesaréia (At 23:23-24). Ali estavam os governantes da Judeia, que o inquiriram sobre o que havia acontecido. Depois de apresentar sua defesa diante das autoridades locais, tendo respondido às acusações feitas contra ele, Paulo apelou para César, pois ele era cidadão romano (25:11). A partir de sua prisão ele passou a desenvolver o aspecto epistolar de seu ministério.

Naquele momento Paulo estava sozinho. Timóteo havia ficado na Macedônia (19:22), e Silas já não estava mais ao seu lado – tempos mais tarde vemos que Silas foi para Babilônia servir ao lado de Pedro (1 Pe 5:12). Deus não permitiu que o ministério de Paulo terminasse, pois ainda era necessário que ele escrevesse as revelações que lhe havia confiado. Por esse motivo, o Senhor permitiu que Paulo prosseguisse seu ministério por meio das epístolas, nas quais ele discorreu acerca da economia neotestamentária.

Depois de ter apelado para César, ele ficou muitos anos preso em Roma, onde alugou uma casa na qual aguardava o dia de seu julgamento, e nela recebia as pessoas que o visitavam (At 28:30). Após algum tempo, ele recebeu autorização de Roma para visitar algumas igrejas. Por esse tempo, ao retornar de sua quarta viagem para Roma, escreveu as epístolas aos efésios, colossenses, filipenses e a Filemom.

A Epístola aos Efésios possui um resumo de toda revelação que Paulo havia recebido de Deus. Nela escreveu sobre a economia neotestamentária de Deus: o conteúdo da fé cristã, que inclui: o trabalhar do Deus triúno no homem tripartido, a predestinação e a plena filiação, a redenção, a igreja, as bênçãos espirituais, o viver cristão e o Corpo de Cristo.

Na Epístola aos Colossenses, ele destaca Cristo como o mistério de Deus (2:2), revelando todas as Suas riquezas. Aos filipenses ele fala sobre nossa meta em alcançar o prêmio, nos esforçando para reinar com Cristo, sendo aprovados por Ele no Dia do Juízo. Na carta a Filemom vemos a importância de amarmos e cuidarmos de nossos irmãos, independente das características que apresentem. Graças ao Senhor por todas essas epístolas, pois por meio delas podemos compreender melhor a vontade de Deus e praticá-la.
 





 


Alimento Diário - O ministério que seguimos e praticamos
Escrito por Dong Yu Lan



www.radioarvoredavida.net

Nenhum comentário: