10 fevereiro, 2013

O final do ministério de Paulo.

Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus (Fp 3:12-14)

2 Tm 1:15; 4:7-8

alimento diário, árvore da vida, dong yu lan, vida para todos, bookafe, ceape
Durante seu aprisionamento e depois de realizar algumas viagens, Paulo escreveu suas últimas quatro epístolas: duas para Timóteo; uma para Tito; e outra aos Hebreus. As cartas dirigidas a Timóteo e Tito tratam dos desvios causados pelas doutrinas de homens e degradação da igreja. Paulo exorta seus cooperadores a cumprirem seus ministérios, mantendo-se firmes na graça, mesmo diante dessas adversidades.


Embora não seja assinada, todos os estudiosos da Bíblia concordam que a carta escrita aos Hebreus também foi redigida por Paulo. Nessa carta ele testemunha sobre o mundo que há de vir, que Deus irá sujeitar ao homem. Também atesta a superioridade do Senhor Jesus, nosso Sumo Sacerdote, que intercede por nós junto ao Pai. Cristo está acima da lei de Moisés, sendo a realidade de todas as sombras e figuras do Antigo Testamento. Nele todas as promessas de Deus já foram cumpridas.


Infelizmente no final de sua vida, ao completar seu ministério, algumas igrejas não estavam em uma situação boa. Ele mesmo afirma que todas as igrejas da Ásia o haviam abandonado (2 Tm 1:15). Embora as igrejas estivessem nessa situação Paulo completou sua carreira, conforme disse em sua última epístola: “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda” (4:7-8). Ele concluiu seu ministério epistolar e, sendo fiel a Deus, transmitiu toda a revelação que havia recebido.


Louvado seja o Senhor! Quanto à edificação da igreja o próprio Senhor pessoalmente se encarrega de realizá-la, pois Ele mesmo disse que edificaria Sua igreja (Mt 16:18). Não importam quantas falhas existam nem mesmo quão degradada esteja uma igreja, Aquele que fez a promessa é fiel e cumprirá Sua palavra.


O final do ministério de Paulo nos deixa muitas lições para praticarmos. Precisamos tomá-lo como modelo de perseverança e viver cristão, mas também aprender com seus erros (Fp 3:12-14). Vamos prosseguir; vamos avançar para o alvo! Aleluia!







Alimento Diário - O ministério que seguimos e praticamos
Escrito por Dong Yu Lan



www.radioarvoredavida.net

Nenhum comentário: