08 agosto, 2012

Os sofrimentos cooperam para nosso amadurecimento


Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, para que o valor da vossa fé, uma vez confirmado, muito mais precioso do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo (1 Pe 1:6-7)


Mt 3:11; 4:17; 13:24-30; Rm 8:5-6; Ap 2:5, 8-11

A experiência de João em Éfeso é um encorajamento para nós. Com muita paciência e amor, ele ajudou os irmãos a se libertarem das discussões sobre doutrinas, comuns aos que estão na esfera anímica, e a viverem no espírito. Quando estamos no espírito, podemos ser uma “boa terra”, uma igreja desejável que tem um coração adequado e frutífero para Deus.
Portanto, ao nos depararmos com algum irmão, ou alguma igreja, vivendo segundo a vida da alma, não vamos julgá-los e condená-los nem mesmo rejeitá-los. Vamos orar por eles, esperando que sejam iluminados pelo Senhor para que se arrependam e voltem a viver pelo Espírito.
Com efeito, o arrependimento é condição essencial para nos tornarmos vencedores. O significado de arrependimento é negar a vida da alma, é ter uma mudança na maneira de pensar. Em Apocalipse 2:5 o Senhor disse à igreja em Éfeso: “Arrepende-te e volta à prática das primeiras obras”. Quando nos arrependemos, isto é, negamos a nós mesmos e nossa maneira antiga de pensar e viver, ficamos livres para fazer a vontade de Deus.
Isso é tão importante que, antes mesmo de o Senhor iniciar Sua obra na terra, João Batista pregava o arrependimento. Depois Jesus também passou a pregar e a dizer as mesmas palavras: “Arrependei-vos porque está próximo e reino dos céus” (Mt 4:17).
A mente é a parte representante da alma. Em Romanos 8, vemos que não devemos inclinar a mente para a carne, pois o resultado é morte. Mas quando a mente se inclina para o espírito, o resultado é vida e paz (v. 6). Portanto, mudar de mente significa pender a mente para o Espírito, e, como resultado, ter a alma transformada pelo Espírito. Essa transformação decorre de recebermos o batismo de fogo do Espírito (Mt 3:11), cuja função é queimar as impurezas e purificar nossa alma. O queimar do Espírito produz um sofrimento interior, um genuíno arrependimento, que nos leva a mudar nossa maneira de pensar e agir.
Em Apocalipse 2:8, temos a segunda igreja, Esmirna. Esta representa a igreja que passou por uma intensa perseguição por parte do império romano. A partir do final do primeiro século, muitos cristãos foram perseguidos e martirizados. Surpreendentemente, quanto mais eles eram perseguidos e mortos, mais se multiplicavam. Mesmo diante da morte, eles invocavam o nome do Senhor, como aconteceu com Estêvão (At 7:59-60), e também guardavam a Palavra. Isso os fez não ter medo dos sofrimentos e ser fiéis até a morte, pois tinham a promessa da coroa da vida (Ap 2:10).
As perseguições e sofrimentos pelos quais a igreja em Esmirna passou nos mostram sua relação com a parábola do joio, que foi semeado pelo inimigo para impedir o trigo de crescer e amadurecer (Mt 13:24-30). Do mesmo modo, quando voltamos a mente para o espírito, vemos que os sofrimentos pelos quais passamos cooperam para nosso amadurecimento, pois passamos a buscar mais a vida divina e isso resulta em mais crescimento e transformação. Louvado seja o Senhor!

07 agosto, 2012

Refletindo...

Aprendendo a usar a consciência


Quando fazemos uma retrospectiva sobre a criação que recebemos de nossos pais, sempre surge o sentimento de que faltou alguma coisa. Um dos aspectos é o que abordaremos a seguir acerca do uso da consciência. Entretanto, dada a grandeza da matéria, teceremos um breve comentário para facilitar a definição básica de consciência ajudar os pais a aplicarem seus princípios na educação dos filhos.

Já que nossos filhos pequenos não têm maturidade suficiente para ter comunhão com Deus a fim de saber o que devem fazer e como usar a intuição para conhecer a vontade divina que provém, subitamente, dessa parte interna de seu ser, a consciência deles deve ser treinada pelos pais de tal modo que sintam, em seu interior, uma sensação como um alarme soando ininterruptamente sempre que ferirem a justiça, a honra, o decoro, o respeito e tudo aquilo que faz parte de uma vida humana normal.

Vivemos em uma sociedade onde os valores não são tão apreçados como o foram no passado. Tudo parece agora estar invertido, e nós, pais, não estamos muito cônscios disso. Por exemplo, os pais mais antigos ensinavam aos filhos que não podiam mentir em hipótese alguma. Hoje, dependendo da situação, uma "mentirinha" é aceitável e até encorajada pelos pais. Antigamente, também, os filhos eram orientados a não trazer para casa o que dela não tivessem levado. Hoje, muitos justificam o que as crianças trazem para dentro de suas casas, apoiados no dito popular: 'Achado não é roubado, quem perdeu é relaxado". O que a criança não pode perceber e os pais ignoram é que o objeto que ela achou não lhe pertence, não foi adquirido com o labor dela e, mais sério ainda, pertence, legalmente, à pessoa tida por relaxada.

São tantas as coisas que nossas crianças praticam com liberalidade em função de não terem suas consciências adequadamente treinadas, que chegamos a temer fazer uma projeção do que poderão praticar no futuro. Gritar com os pais, interferir, de forma grosseira, no diálogo dos adultos, bater no rosto de outras pessoas, desrespeitar os mais velhos e as autoridades são gestos, infelizmente comuns, praticadas por crianças em muitos lares. Porém o que é mais lamentável é a falta de uma consciência sensível que as reprove ou um rosto corado de vergonha pelos atrevimentos por elas cometidos. O resultado disso e unia geração de filhos desregrados, sem limites e sem a habilidade para reprimir as ações que partem violentamente da natureza humana caída.

Como ajudar os filhos? Seria possível passar vinte quatro horas do dia dizendo a eles o que fazer e o que não fazer? Certa vez, flagramos um pai fazendo a seguinte abordagem a um de seus filhos: "-Filho, você não percebeu que sua atitude estava errada?" A criança disse, inocentemente: "- Não, papai." O pai refletiu um pouco e formulou uma pergunta mais profunda: "-Você não ouviu uma pequena voz em seu interior dizendo para você não fazer aquilo?" A criança respondeu com surpresa: "- Sim, papai". Então, disse o pai: "- Filho, a pequena voz interior que você ouvia era sua consciência". A consciência é um recurso que Deus criou para substitui-Lo no interior do homem desde seus primeiros anos de vida. Quando o homem é regenerado, ou seja, quando é gerado espiritualmente, ele passa a agir baseado na unção interior (João 2:27). O pai, aproveitando-se, ainda, daquela situação para ajudar o filho, acrescentou: "- Filho, você não sentiu algum incômodo, um mal-estar ou uma coisa ruim em seu interior depois de fazer o que sua consciência lhe dizia que não fizesse?" A criança, agora, como um aprendiz sedento, disse: "- Sim, papai, eu senti". O pai, lançando luz sobre o inocente, concluiu: "-A sensação que você sentia era uma fiel testemunha de que seus atos estavam ferindo alguns princípios de Deus. Sabe, filho, se você quiser saber o que Deus aprova, o que seu pai e a maioria das pessoas acatam, por ser ético, basta dar atenção à sua consciência. Toda vez que, em seu interior, uma voz disser o que deve ou não ser feito, procure obedecer. Porém, se, porventura, você desconsiderar essa voz e um sentimento incômodo irromper em seu interior, é hora de voltar atrás para desculpar-se com Deus e com as pessoas e procurar reparar as consequências em sinal de arrependimento. Meu filho, se ao ouvir o que a consciência está sussurrando em seu interior, sem detença, praticar, você amadurecerá com rapidez e terá um viver cheio de paz".

Queridos pais, desenvolver a sensibilidade da consciência dos filhos é gerar um "segundo pai" dentro deles dizendo "sim" e "não" em todas as situações. Pense nisso!



"Por isso, também me esforço por ter sempre consciência pura diante de Deus e dos homens" (Atos 24:16). "Estes mostram a norma da lei gravada no seu coração, testemunhando4hes também a consciência e os seus pensamentos, mutuamente acusando-se ou defendendo-se" (Romanos 2:15). 


Fonte: JAV número 133 - seção "Aos Pais"
(Site Igreja em Uberaba)

Mensagem aos Casais...


Amor do Espírito

Os escritos de João começam apresentando o amor de Deus para com o homem (João 3:16), passam pelo amor entre os homens (1 João 3:16) e culminam com o amor entre Deus e o homem, no casamento universal (Apocalipse 22:17). Assim, temos a fonte, o propósito e o resultado do dispensar do amor de Deus.
O amor é a base do viver conjugal vitorioso. E, dizem, quando o amor acaba, não há casamento que resista. Mas, pergunto, amor acaba? Ora, se Deus é amor (1 João 4:8), pode o amor acabar? Claro que não. Ele é absolutamente inesgotável! Então, por que alguns afirmam tal contradição?
Read More A resposta está na fonte do amor. Veja, ao ser criado, o homem passou a possuir uma alma, uma psiche, que se constitui em sua personalidade, sua pessoa. Essa alma tem três partes, ou funções, principais: mente, vontade e emoção. Nesta última parte, a emoção, estão os sentimentos como alegria, tristeza, ira, calma, ódio e, inclusive, o amor (Cântico 1:7).
Assim, o homem é capaz de amar por si mesmo. Sua alma tem essa função e é apta a isso. No entanto, todo amor é limitado à sua fonte, isto é, só permanece enquanto durar aquilo que o originou. E, como a alma humana é marcada pela efemeridade (algo passageiro), tudo o que se origina nela passa, inclusive esse tipo de amor.
Mas há outro amor cujo traço não é a efemeridade, mas a ETERNIDADE! Tal amor é Deus mesmo, que habita em nosso espírito (Romanos 8:9,11). Esse é o amor que não acaba! A questão, agora, é decidirmos em qual destas fontes irá se originar o amor que sustentará nossa vida matrimonial: a alma ou o espírito.
Se optarmos pela alma, estaremos fadados ao insucesso conjugal, porque o amor nascido aí tende a se esfriar, se acabar. Se, de outro lado, escolhermos amar tendo Deus em nosso espírito como a fonte, sem dúvida estabeleceremos uma base muito sólida para nosso casamento e um modelo muito positivo de vida conjugal para nossos filhos e irmãos em Cristo.
Por isso, amado leitor, exercite seu espírito juntamente com seu cônjuge. Ore com ele pela manhã, de mãos dadas, de preferência. Confesse diante dele que você não tem sido um bom marido ou esposa e que precisa do Senhor Jesus para isto. Pratique a leitura da Bíblia com ele ou ela. Invoquem, juntos, o nome do Senhor Jesus.
Essas experiências de tocarem juntos o Espírito, que habita no espírito de ambos, certamente irá fazer com que o amor de Deus flua mais facilmente entre o casal e, com isto, a efemeridade do amor de outrora dará lugar à perenidade do eterno amor em nós. Jesus é o Senhor!


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Restaurar o primeiro amor e ser ativo na pregação do evangelho.


Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas (Ap 2:4-5)


Jo 1:1, 12; 4:24; 5:39-40; 6:57, 63; 10:10; 20:31; 1 Jo 1:1-3; 2:27

O apóstolo Paulo, quando estava na prisão em Roma, escreveu sua primeira epístola dirigida aos efésios. Ele tinha um forte encargo por eles, pois havia vivido pelo menos dois anos no meio deles. Apesar disso, a igreja em Éfeso não praticou as palavras contidas na carta de Paulo. Infelizmente, eles apenas tomaram aquelas palavras para analisar e principalmente para discutir questões doutrinárias (1 Tm 1:3-4). Estavam totalmente na esfera da alma.
Por mais que sua epístola mostrasse a importância da prática daquelas palavras (Ef 4:1-3, 15-16, 25-32; 5:1-2, 8-10, 15-18), os efésios foram intensamente influenciados pelo modelo “acadêmico” deixado pelo próprio apóstolo Paulo, quando ensinava na escola de Tirano. Pessoas de toda a Ásia vieram ouvi-lo, mas no final de sua vida, quando estava sendo julgado em Roma, todos os da Ásia o abandonaram (At 19:9-10; 2 Tm 1:15).
Passados muitos anos após a morte de Paulo, o Senhor confiou ao apóstolo João as visões registradas no livro de Apocalipse. Naquela ocasião, a condição da igreja em Éfeso ainda não estava boa, pois o Senhor lhes enviou uma dura repreensão: “Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas” (Ap 2:4-5). Embora fizessem boas obras e tivessem boas qualidades (vs. 2-3), o Senhor ainda não estava satisfeito, pois eles haviam perdido o mais importante: o primeiro amor, o amor do princípio, que é proveniente da vida de Deus.
João, porém, havia amadurecido espiritualmente e estava pleno de Espírito e vida. Quando foi libertado de seu exílio, ele foi para Éfeso e, com sabedoria, ajudou os irmãos a se arrependerem e praticarem as palavras contidas na epístola que haviam recebido de Paulo. Assim, a igreja em Éfeso foi restaurada e o resultado foi a mobilização dos irmãos na pregação do evangelho.
Podemos ver isso na terceira epístola de João quando, ao escrever para Gaio, que estava em Corinto (1 Co 1:14), menciona os relatos dos irmãos de Éfeso, hospedados por ele (3 Jo 5-6). Gaio também deve tê-los suprido de recursos financeiros, segundo a orientação de João, para prosseguirem na pregação do evangelho pelas cidades. Aleluia!
Por fim, a igreja em Éfeso tornou-se verdadeiramente desejável, fazendo jus ao seu nome. Quando o primeiro amor foi restaurado, eles se tornaram ativos em realizar a obra de Deus. Isso ocorreu porque João os ajudou a voltar ao princípio (Jo 1:1), a exercitar o espírito (4:24), a crer no nome de Jesus (1:12; 20:31), a tomar a Palavra como alimento e não como conhecimento (5:39-40; 6:57, 63), a obedecer a unção (1 Jo 2:27), a receber vida (Jo 10:10; 1 Jo 1:1-3) a frutificar para glória de Deus (Jo 15:16) e muito mais. Graças ao Senhor porque no Espírito temos vida e essa vida nos leva a amar e a frutificar.

Para Meditar...


Simão ou Pedro? Quem você quer ser?


“E o levou a Jesus. Jesus, fixando nele o olhar, disse: Tu és Simão, filho de João, tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro)”. Jo 1:42

Simão tinha o seu próprio mundo. Uma rede, um barco e um mar limitado de Tiberíades. Um certo dia, foi apresentado a alguém que já o conhecia. O Senhor nos conhece. Ele sabe o tamanho dos nossos planos. Simão usava uma rede para sobreviver. As nossas redes da sobrevivência sem a dependência do Senhor nos emaranham. Muitos vivem enredados nas malhas da falta de tempo, da ansiedade, de uma vida de urgências, às vezes em busca das futilidades dessa vida. O Senhor sabia para onde Simão estava indo. O barco de Simão não buscava as águas profundas da intimidade com
Deus. Muitas vezes, a distância do Criador nos torna suscetíveis às tempestades da vida. Ficamos sem rumo. Navegamos sem destino. Sentimo-nos como se estivéssemos à deriva. Descobrimos que o nosso barco está furado. Naufragamos na fé. O Senhor está ciente do tamanho do território de Simão e o seu mar tinha limites. A tradição nos limita. Vivemos entre as margens da euforia e da depressão. Às vezes nos alegramos em falsas conquistas e nos afundamos no nosso vazio existencial.

O Senhor tem um plano. O Senhor tem um olhar, uma visão. Ele tem uma perspectiva mais ampla: “Tu serás chamado Pedro”. Na visão do Senhor, aquele pequeno pescador um dia pescaria homens para encher o Seu barco, um tipo de Sua igreja que flutua acima de um mundo perdido. Pedro atravessaria o mar de Tiberíades para oceanos maiores. O mundo necessitaria dele. Hoje, o Senhor tem chamado cada um de nós. Quando nos apresentamos, Ele primeiro nos atravessa com seu olhar, muda o nosso nome, implicando que nos dá uma nova vida, toma posse de cada um nós e nos apresenta Seu plano de estabelecer o Seu reino nessa terra. Deus ama os pecadores e quer transformá-los em Seus filhos. Ele precisa de cooperadores, de Pedros que pesquem e pastoreiem, que atraiam, com redes de cordas humanas e laços de amor, aqueles que se extraviaram no mar do pecado (Os 11:4a). Esses cooperadores é que cuidarão não só dos cordeirinhos, que são como crianças recém nascidas e precisam desejar ardentemente o leite da palavra, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, seja-lhes dado o crescimento para a salvação (1Pe 2:2) como também das ovelhas que necessitam de alimento sólido, próprio “para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal” (Hb 5:14).

Ao cumprirmos o ministério que o Senhor nos deu, estamos demonstrando nosso amor a Ele, conforme a orientação que o próprio Senhor Jesus deu a Pedro:“Tornou a perguntar-lhe pela segunda vez: Simão, filho de João, tu me amas? Ele lhe respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Pastoreia as minhas ovelhas” (Jo 21:15-16).

Autorizamos o uso do artigo, desde que citada a fonte www.radioarvoredavida.net

06 agosto, 2012

Mensagem aos Jovens...

Filho de quem?
Jovem, como você é conhecido? Os jovens da década de 1980 gostavam de ser identificados como a “geração coca-cola”, os de 1990, como geração “cara-pintada”. É difícil dar um nome à geração atual: você é da “geração da informação”? Da “geração internet”? Nosso Pai celeste espera que não haja dúvida, antes, sejamos conhecidos como Filhos de Deus. Foi por isso que Ele, segundo a Sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança (1 Pedro 1:3). Antes, éramos filhos da desobediência, seguindo o curso do mundo, e, por andar segundo as inclinações da carne, éramos naturalmente filhos da ira (Efésios 2:2-3). Agora, porém, devemos andar de outra maneira, “Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz” (Efésios 5:8).
No seu dia a dia, talvez você sinta que será conhecido apenas como Tiago, Davi, Fernanda, ou algo assim. Mas, na volta do Senhor, você perceberá que foi “historicamente consagrado” como ‘filho de alguém’. Leonardo Pisano, o famoso Fibonacci, morava na África e aprendeu matemática em idioma Árabe, mas escrevia em Latim e assinava com o nome da cidade de seu pai. E quanto a você, Jovem? Que língua você fala? Qual é a sua pátria? Qual é a sua origem e natureza? Quem é seu pai?

A vida e a natureza de Deus

Temos na Bíblia alguns exemplos de pessoas que eram conhecidas pelo nome de seus pais. Como é o caso de Simão Barjonas – que quer dizer ’filho de Jonas’, posteriormente chamado Pedro (Mateus 16:17-18). Ele não se envergonhava de ser chamado assim, nem precisava esforçar-se para que isso ocorresse, pois tinha uma relação de vida com seu pai. Pedro, posteriormente, percebeu que nós também temos uma relação de vida com o Senhor. Por isso, mostrou-nos que O Senhor Jesus é a Pedra que vive, e nós, igualmente, como pedras vivas, podemos achegar-nos a Ele, e assim, sermos edificados, isto é, transformados, a fim de nos parecermos com Ele e manifestarmos Suas virtudes (1 Pedro 2:4-5, 9).
No início de sua carreira cristã, Pedro era inconstante, ora lutando bravamente pelo Senhor, ora envergonhando-se de ser identificado com Ele (Mateus 26:33-35, 51-52, 73-74). Todavia, depois de alguns anos, Pedro havia experimentado o Senhor, e podia dizer: “Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, Ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar” (1 Pedro 5:10). Jovem, a vida de Deus entrou em nós como uma semente, mediante a Palavra (1 Pedro 1:23). Agora, para que sejamos aperfeiçoados, firmados, fortificados e fundamentados, essa vida deve crescer em nós. Quando a vida de Deus cresce em nós, Seus atributos se tornam manifestos e assim, não haverá dúvidas, nem da nossa parte, nem da parte daqueles que nos rodeiam, de que, de fato, somos filhos de Deus.

Filhos refinados como ouro

Precisamos, ainda, dar atenção à expressão “depois de terdes sofrido por um pouco” em 1 Pedro 5:10. Pedro disse isso por que sabia que as várias provações por que passara contribuíram para que a vida de Deus tivesse crescido nele. Durante as provações, as impurezas em nossa alma, o velho procedimento, o curso do mundo, as inclinações da carne e todas as coisas negativas são manifestas. Foi por isso que Pedro comparou o crescimento de vida com o processo de refino do ouro. Para ser refinado, o ouro é colocado no crisol, ou cadinho, e submetido a temperaturas superiores a 1.100° Celsius. O ouro tem peso específico muito alto, pois é um dos elementos de maior densidade da tabela periódica. Portanto, ao fundir-se, decanta rapidamente para o fundo do crisol, expondo elementos de outra natureza à superfície.  O ourives então, usa uma espátula para remover aquelas impurezas.
O mesmo ocorre conosco. Durante as situações de pressão, quando sofremos injustiças ou quando somos aborrecidos de alguma maneira, o nosso temperamento vem à tona. As provações em si não nos ajudam a mudar, mas, se, em meio aos problemas, percebemos as impurezas em nosso coração, nos arrependemos e nos voltamos ao Senhor, Ele fará o trabalho de ourives, e nos purificará (Malaquias 3:3). É assim que pouco a pouco somos depurados e a fé é confirmada em nós. Por fim, esse processo redundará em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo (1 Pedro 1:6-7). Isto significa que o Senhor nos depura, ou nos julga, hoje para que, em Sua vinda, sejamos aprovados. É por isso que Pedro afirmou que “a ocasião de começar o juízo pela casa de Deus é chegada” (1 Pedro 4:17).

O amor é o teste do DNA

Finalmente, Jovem, para ser conhecido como filho de Deus, você precisa de alguns indícios de que passou pelo fogo. Você precisa ser como carvão em brasa e como uma tocha de fogo (Ezequiel 1: 4, 13). Esses dois aspectos podem ser vistos nas epístolas de Pedro. Em 1 Pedro 2:2, vemos o primeiro deles: desejar ardentemente o genuíno leite espiritual. Desejar ardentemente indica um coração aquecido, como um carvão em brasa. Não podemos deixar nossa comunhão com Deus esfriar-se, nem apagar-se. Pelo contrário, devemos buscá-Lo e amá-Lo cada dia mais. Esse coração ardente é algo interior, e não pode ser realmente percebido apenas em atitudes exteriores. O outro sinal do fogo, que não pode ser imitado, nem criado artificialmente, é o amor. Em 1 Pedro 1:22 lemos: “Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente”. Quando amamos ardentemente, somos como tochas de fogo, e tal condição é visível.
O verdadeiro amor é intenso, não fingido, não se cansa, nem se exaspera. Não se ressente do mal, tudo suporta, tudo crê, tudo espera. O amor jamais acaba. E todo aquele que ama, é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama, não conhece a Deus, pois Deus é amor (1 João 4:7-8). E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele (1 João 4:16). Jovem, o amor não é teórico. Ele tem de se manifestar na maneira com que tratamos as pessoas, na maneira com que acatamos e respeitamos nossos pais e o os irmãos que cuidam de nós. O amor se manifesta em servirmos, em sermos voluntários, em sairmos para pregar o evangelho. Ele se manifesta ao mantermos um bom testemunho, que leve as pessoas que nos rodeiam a perceber uma vida diferente em nós.
Não se desanime caso não perceba um amor tão forte em você. Segundo a experiência relatada em 2 Pedro 1:5-7, o amor é o último estágio, a manifestação mais elevada, do crescimento da vida de Deus em nós. Procure desfrutar, experimentar, o Senhor em cada situação, e nisto é em nós aperfeiçoado o amor, para que, no Dia do Juízo, mantenhamos confiança; pois, segundo Ele é, também nós somos neste mundo (1 Jo 4:17). Jovem, seja conhecido como filho de Deus, expressando o amor de Deus e “Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus” (1 João 3:1).

Crescer em vida, praticar a palavra e manifestar o amor.


O saber ensoberbece, mas o amor edifica (1 Co 8:1). 
Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganandovos a vós mesmos (Tg 1:22)


Mt 13:1-9, 14-22; At 19:9-10; 2 Tm 2:24

Somos gratos ao Senhor por toda a revelação que temos recebido. Quando cremos em Seu nome, recebemos pela fé a salvação de nosso espírito. Hoje nossa meta e esperança é estar preparados para a vinda do Senhor. Enquanto aguardamos e apressamos esse glorioso dia, devemos viver a vida da igreja em amor, pregando o evangelho do reino e ajudando outros a crescer na vida de Deus. Assim, receberemos nosso galardão no reino milenar.
Nas últimas semanas, nos foi mostrado acerca das sete parábolas registradas em Mateus 13. Nelas estão revelados os mistérios do reino dos céus. Como já vimos no passado, estas parábolas possuem estreita ligação com as sete igrejas descritas nos capítulos 2 e 3 de Apocalipse. Toda essa revelação tem como fim nos preparar adequadamente para ser vencedores e ganhar o galardão.
A igreja em Éfeso é a primeira descrita em Apocalipse 2 e relaciona-se com a parábola do semeador (Mt 13:1-9). Éfeso significa desejável, e embora tivesse este nome, por algum tempo a igreja em Éfeso não praticou os ensinamentos do apóstolo, tomando-os apenas como doutrinas para estudar e discutir. Naquela época, os irmãos de Éfeso viviam na esfera da alma, tendo o coração endurecido pelo conhecimento doutrinário. Por essa razão, a palavra era infrutífera no meio deles, conforme a descrição da parábola do semeador (Mt 13:14-22).
Paulo descreveu sua preocupação pela igreja em Éfeso ao escrever para Timóteo: “Quando eu estava de viagem, rumo da Macedônia, te roguei permanecesses ainda em Éfeso para admoestares a certas pessoas, a fim de que não ensinem outra doutrina, nem se ocupem com fábulas e genealogias sem fim, que, antes, promovem discussões do que o serviço de Deus, na Fé” (1 Tm 1:3-4). Por darem atenção excessiva à discussão de doutrinas, esqueceram-se de atentar para o crescimento de vida, que resulta na manifestação do amor.
O próprio apóstolo Paulo, no período em que permaneceu em Éfeso, em sua terceira viagem ministerial, deu muita ênfase ao ensinamento das verdades, tanto na sinagoga como na escola de Tirano, onde, por três meses e dois anos, respectivamente, discorria acerca do reino de Deus, e muitos vinham de toda a Ásia para ouvi-lo (At 19:8-10). Desde o início de Seu chamamento, Paulo gostava de discutir sobre as verdades que conhecia, mas depois, em sua velhice, aprendeu que o servo de Deus não vive a contender (2 Tm 2:24).
Infelizmente, esse modelo de ensinar doutrinas, no qual uma pessoa prega e um grupo apenas ouve, influenciou muitos grupos cristãos da atualidade. Esse modelo acaba se tornando um impedimento para o crescimento espiritual da maioria dos filhos de Deus. Se apenas somos meros ouvintes da Palavra de Deus, e não praticantes, envelhecemos em vez de crescer e perdemos a oportunidade de ser úteis ao Senhor nesta era.
Que o Espírito opere em nós, levando-nos à prática das verdades recebidas, a fim de manifestar o amor de Deus às pessoas.

05 agosto, 2012

Refletindo...

Não desista dos seus sonhos

Os problemas nos aproximam de Deus. É no vale que olhamos com mais intensidade para as alturas. É na crise que recorremos com mais pressa a Deus. Quando os nossos sonhos não se realizam, temos necessidade de buscar a Deus. É nessas horas que aprendemos a profunda lição que Deus adia os nossos sonhos para que o coloquemos em primeiro lugar em nossa vida. O Deus das bênçãos é melhor do que as bênçãos de Deus. A intimidade de Deus é a maior necessidade da nossa vida. Estar com Deus é a maior prioridade da nossa agenda. Os problemas não vêm para nos afastar de Deus, mas para nos levar à presença divina. Eles não são permitidos ou mandados por Deus para nos destruir, mas para gerar em nós dependência do Altíssimo. Deus adia a realização dos nossos sonhos para nos manter perto Dele e nos ensinar que tudo, sem Ele, é nada.

Quando Samuel nasceu, Ana o viu como milagre de Deus. Ela sabia que a sua gravidez não havia sido normal. Samuel era fruto de uma intervenção sobrenatural e extraordinária de Deus em sua vida. Ana sabia que Samuel era fruto da resposta de suas orações (1 Sm 1:27). Precisamos ter claro em nossa mente que tanto o ordinário quanto o extraordinário são bênçãos procedentes do Senhor. O simples fato de estarmos vivos é um milagre de Deus. O alimento que temos sobre a mesa é um prodígio da providência divina. Geralmente as pessoas só enxergam como milagre de Deus os fatos sobrenaturais. Por exemplo, quando um doente é curado de câncer. Mas não vêem como ação maravilhosa do Senhor o fato de sermos protegidos diariamente dos aleivosos perigos das doenças contagiosas, dos vírus e bactérias que nos cercam. Às vezes, só interpretamos como milagres o fato de uma pessoa sofrer um acidente grave e sair ilesa, mas não paramos para agradecer a Deus o fato de sairmos de casa todos os dias e voltarmos em segurança.

Ana devolveu para Deus o filho que recebeu de Deus. Ela fez o voto e o cumpriu. Ela levou Samuel à Casa de Deus e o dedicou ao Senhor por todos os dias da sua vida. Não fosse o entendimento de que tudo é de Deus, vem de Deus e deve ser consagrado de volta a Deus, e Samuel teria sido o centro da vida de Ana. Não fosse essa visão de Ana, Samuel teria sido o seu deus, a razão da sua vida. Muitas pessoas transformam as bênçãos de Deus em ídolos. Prosperam, e colocam o seu coração na riqueza, deixando Deus de lado. Casam-se e fazem do cônjuge um ídolo, abandonando o Senhor. Têm filhos, vivem em função deles, em vez de consagrá-los a Deus e criá-los para o Senhor. Muitas pessoas agarram-se tanto às bênçãos de Deus que se esquecem do Deus das bênçãos. Fazem do dinheiro um ídolo. Vivem como escravos de Mamom. Vivem para ele. Morrem por ele.

O que você tem oferecido a Deus? É o seu melhor? Você tem colocado as primícias no altar de Deus? Ou tem comparecido diante do Senhor de mãos vazias? Na época de Malaquias, o povo de Israel oferecia a Deus os animais cegos e aleijados. Entregavam o resto para Deus. O que você tem apresentado ao Senhor? Tudo o que você tem é de Deus. A casa que você mora, o carro em que você anda, o salário que você recebe, a família que você tem, a sua própria vida, tudo é de Deus. O que você tem devolvido ao Senhor? O que você tem consagrado de volta para Deus? Você tem colocado o seu melhor, como Abraão, no altar do Senhor? Você tem dado o seu melhor para Deus como Ana?

O sonho (vontade) de Ana era muito pequeno. Suas aspirações não eram suficientemente ousadas. Ela queria apenas ver o seu ventre transformando-se num cenário de vida. Ela só aspirava gerar uma criança, carregar no colo um filho e amamentar um rebento. Mas, Deus não realizou o sonho (vontade) de Ana no seu tempo, porque tinha algo maior para fazer em sua vida. Os pensamentos de Deus são mais elevados do que os nossos pensamentos. Os sonhos (vontade) de Deus são maiores do que os nossos sonhos (vontade). O sonho (vontade) de Deus para Ana não era apenas que ela fosse mãe, mas mãe do maior profeta daquela geração. Samuel não seria um homem comum, mas aquele que traria o povo de Israel de volta para Deus, o último e o maior juiz de Israel. Samuel seria o homem que restauraria a credibilidade do sacerdócio tão desgastado com o ministério repreensível de Hofni e Finéias. Samuel seria o grande instrumento que Deus usaria para ungir Saul como o primeiro rei de Israel e Davi como o seu sucessor. Ana chorava porque queria ver os seus sonhos (vontade) realizados, mas Deus os adiou porque almejava algo melhor e mais elevado para ela. Quando pensamos que Deus está distante ou indiferente aos anseios mais profundos da nossa alma, quando achamos que ele não se importa com a realização dos nossos sonhos, Ele está trabalhando em nós e por nós, fazendo maravilhas maiores do que poderíamos imaginar.
Livro: “Não desista dos seus sonhos”
(Site Igreja em Uberaba).

Salmos 23: 1-6

(Sl 23:1) O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.

(Sl 23:2) Deitar-me faz em pastos verdejantes; guia-me mansamente a águas tranqüilas.

(Sl 23:3) Refrigera a minha alma; guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome.

(Sl 23:4) Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

(Sl 23:5) Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos; unges com óleo a minha cabeça, o meu cálice transborda.

(Sl 23:6) Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor por longos dias.

Mensagem aos Jovens...

Uma palavra de esperança aos jovens "Pedros" de hoje



Um falar digno de nota

O falar de Pedro, depois que ele passou por todo o processo de transformação, tornou-se um falar digno de nota. Ele escreveu duas epístolas, as quais passaram a fazer parte dos escritos do Novo Testamento. Seu falar tornou-se positivo e cheio de valor. Você sabia que o Evangelho de Marcos surgiu das palavras que ele compartilhava com Marcos? Enquanto Pedro falava, Marcos registrava. O falar de Pedro era um falar digno de nota. Tudo que ele falava tinha valor para o Senhor e as pessoas. Seu falar serviu para compor a própria Bíblia.
Se começarmos a registrar nosso falar desde o momento em que amanhecemos até o anoitecer, nosso falar será digno de nota, vai ser registrado, será útil ao Senhor? O falar de Pedro era tão nobre que gerou duas epístolas e seu compartilhar tão distinto gerou um evangelho. No total de um dia inteiro do falar de um jovem, o que será aproveitado? Seu falar servirá para escrever pelo menos uma nota de rodapé, um pequeno comentário no final de uma página? Nosso falar descreve muito bem se somos ou não transformados. Você, jovem, deseja ser usado pelo Senhor, deseja ver suas palavras servindo de ajuda para suprir e edificar as pessoas que estão a sua volta?

A salvação completa de Deus

Para alguém ser usado pelo Senhor, ele precisa permitir que sua alma seja transformada. Muitos filhos de Deus nem desconfiam que precisam passar por esse processo e aqueles que sabem não gostam muito de se submeter a essa transformação. Muitos sabem, e a Bíblia confirma, que temos três partes: espírito, alma e corpo (1 Tessalonicenses 5:23). Após a queda do homem, essas três partes ficaram comprometidas, contaminadas. O espírito perdeu sua importante função de ter comunhão com Deus, a alma ficou danificada e o corpo tornou-se carne. Sabemos que, quando cremos e recebemos o Senhor como nosso Salvador, o espírito humano é regenerado. Um milagre acontece quando o espírito recebe a vida divina, a vida do próprio Deus. Quando o espírito é regenerado, ele resgata novamente sua função de contatar Deus, que é Espírito. Não foi preciso fazer nada além de crer. O corpo do homem, que tem uma propensão para pecar, também precisa ser salvo. E isso vai acontecer na segunda vinda de Cristo. Essa é a esperança que temos e que foi registrada em 1 Coríntios 15. No que diz respeito ao tempo, nossa salvação completa fica assim: no passado, aqueles que creram no Senhor têm seu espírito salvo; no futuro, pelo poder de Deus, terão também seu corpo salvo.
Mas, quanto ao presente, o que o Senhor está fazendo, o que está acontecendo conosco? estaríamos apenas louvando o Senhor pela salvação de nosso espírito e aguardando com expectativa a glorificação do corpo? Não apenas isso. Hoje o Senhor está trabalhando em nossa alma, que corresponde a nosso eu, ego, velho homem, que tem aprendido, desde sua queda, a pensar por si mesmo, a amar outras coisas que não são o próprio Deus e a usar a vontade obstinada para decidir por seus próprios interesses. Nossa mente, emoção e vontade, que fazem parte da alma, constituem nossa pessoa e, por meio delas, nos guiamos, vivemos e resolvemos as coisas. Isso é nossa alma, a qual precisa ser negada e transformada.

O contrato de transformação

Pedro passou por um processo completo de transformação. Foi o próprio Cristo que deu início a esse processo. No Evangelho de João, capítulo 1:40-42, lemos: “Era André, o irmão de Simão Pedro, um dos dois que tinham ouvido o testemunho de João e seguido Jesus. Ele achou primeiro o seu próprio irmão, Simão, a quem disse: Achamos o Messias (que quer dizer Cristo), e o levou Jesus. Olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, o filho de João; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro).” O nome Simão aqui não é positivo. Esse nome, no contexto espiritual do Novo Testamento, representa nosso homem natural, nosso ego e nossa pessoa, que vive independente de Deus e que, quando não está expressando a si mesmo, expressa Satanás. E é exatamente essa pessoa que precisa ser transformada em uma pedra. O Senhor identificou de imediato quem Pedro era. Talvez ele nunca tivesse tido a sensação de que precisava ser transformado. Mas quando o Senhor lançou os olhos nele, parecia dizer: “Você é Simão, sei quem você é.” Provavelmente Pedro nunca tenha passado por uma situação dessas – ser radiografado, diagnosticado por outra pessoa de forma tão contundente e profunda. Embora tenha tido seus pais e convivesse com amigos, é provável que ninguém o tenha alertado do fato de que precisava ser transformado.
Jovem, precisamos admitir que nem todas as pessoas o conhecem, nem mesmo seus pais sabem exatamente quem você é, o que está dentro de você; mas o Senhor sabe. Todas as vezes que o Senhor olha para você, Ele sabe com precisão os pontos que precisam ser transformados. Não adianta se esconder ou usar algum tipo de máscara, Ele ainda sabe o que nós somos. Em vez de tentar se esconder do Senhor, seria melhor abrir-se logo a Ele e dizer: “Senhor, estou aqui, sou um Simão, me transforme em Pedro”.
A declaração do Senhor de que transformaria Simão em um Pedro tem o significado de um contrato – o contrato de transformação. Quando algumas pessoas olham para nossos erros, falhas, elas chegam até a imaginar que não há solução para nós. Alguém já lhe disse, jovem, que você não tem jeito, que não há saída e esperança para você? Quantas vezes você já olhou para suas falhas diárias e começou a ponderar que de fato você é um caso perdido e que com certeza morrerá desse jeito e que ninguém poderá fazer nada a respeito? Quantas pessoas deixam a estrada cristã por não apostar mais em si mesmas? Outras até já pensaram no extremo de atentar contra a própria vida por não verem solução além de milhares de falhas e erros, mesmo depois de terem feito juramentos de que não errariam mais?! Como se não bastassem as pessoas e nossa própria consciência nos acusando, há ainda Satanás que passa uma espécie de marcador de texto, isto é, marcador de pecados, para realçá-los ainda mais nos fazendo ficar cada vez mais desanimados. A declaração do Senhor: “Tu és Simão, o filho de João; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro).” contém palavras de boas-novas, que são como água para o sedento, como uma sentença de liberdade para o condenado – são o ungüento de Deus para o homem miserável.
Não gaste muito tempo olhando para o tipo de pessoa que você é, para seus erros, falhas e pecados, mas gaste todo o tempo de sua trajetória cristã olhando para Aquele que disse que nos transformaria; olhe para Aquele que fez um contrato com você e que hoje o tem em Suas mãos – olhe para Jesus; é Ele quem se interessa por você e irá terminar a obra que já começou. Nós estamos nas mãos do Senhor!


Texto extraído do Jornal Árvore da Vida número 190 - Publicado pela Editora Árvore da Vida

O Senhor está chamando vencedores.

O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho (Ap 21:7)

Mt 13:4-8, 19, 24-32; Ap 2:7, 11, 17, 26-27; 3:5, 12, 21


O falar do Senhor aos vencedores das sete igrejas da Ásia, mencionadas em Apocalipse 2 e 3, está relacionado às parábolas de Mateus 13. A primeira parábola é a do semeador: “Eis que o semeador saiu a semear. E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho e, vindo as aves, a comeram. Outra parte caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca e logo nasceu, visto não ser profunda a terra. Saindo porém o sol, a queimou; e, porque não tinha raiz, secou-se. Outra caiu entre os espinhos e os espinhos cresceram e a sufocaram. Outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto: a cem, a sessenta e a trinta por um” (vs. 3-8).

A condição inicial da igreja em Éfeso pode ser comparada à semente lançada à beira do caminho e que é arrebatada pelas aves. No princípio, a igreja apresentava uma situação anormal por causa do predomínio das discussões sobre doutrinas, gerando ensinamentos diferentes, uma vez que se ocupavam com fábulas e genealogias sem fim (1 Tm 1:3-4). Isso levou o coração dos irmãos a endurecer, como era a terra à beira do caminho, e consequentemente abandonaram o primeiro amor. Depois de receber ajuda do apóstolo João, a igreja foi restaurada à condição de boa terra, de modo que os irmãos se tornaram frutíferos e estavam prontos a sofrer por causa do evangelho.

Foi nessa condição que surgiu a igreja em Esmirna. Ela passou por um período de perseguição e sofrimento que pode ser comparado ao que o trigo sofre por causa do joio na segunda parábola: “O reino dos céus é semelhante a um homem que semeou boa semente no seu campo; mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou o joio no meio do trigo e retirou-se. E, quando a erva cresceu e produziu fruto, apareceu também o joio. [...] Deixai-os crescer juntos até à colheita e, no tempo da colheita, direi aos ceifeiros: ajuntai primeiro o joio, atai-o em feixes para ser queimado; mas o trigo, recolhei-o no meu celeiro” (Mt 13:24-26, 30). Como nós já vimos, o joio concorre com o trigo para receber a luz do sol e os nutrientes da terra a fim de crescer. Isso ilustra o quanto a igreja sofreu debaixo das perseguições no período da igreja em Esmirna. Todo esse sofrimento, contudo, produziu muitos vencedores.

A terceira parábola é a do grão de mostarda: “O reino dos céus é semelhante a um grão de mostarda, que um homem tomou e plantou no seu campo; o qual é, na verdade, a menor de todas as sementes e, crescida, é maior do que as hortaliças, e se faz árvore, de modo que as aves do céu vêm aninhar-se nos seus ramos” (vs. 31-32). A mostarda é uma hortaliça que serve de alimento para o homem, mas nessa parábola apresenta uma situação anormal, pois cresceu e se tornou uma grande árvore. Isso não está de acordo com o princípio da criação de Deus quando, no terceiro dia, a terra produziu relva, ervas e árvores, cada uma segundo a sua espécie (Gn 1:11-12).

Essa parábola está relacionada com a igreja em Pérgamo. A igreja como grão de mostarda deveria alimentar as pessoas com a revelação da Palavra de Deus e supri-las de vida, mas no período de Pérgamo ela se desenvolveu de maneira anormal a ponto de se tornar habitação de Satanás (Ap 2:13). De acordo com o princípio adotado pelo Senhor na parábola do semeador, as aves são o maligno (Mt 13:4, 19, 32); então, quanto mais ramos, mais espaço há para o maligno. Mesmo nessa condição, Deus chama vencedores. Todavia não devemos buscar um crescimento anormal, abrindo portas para o maligno vir “aninhar-se”. Nossa função é tão somente alimentar, suprir as pessoas com Espírito e vida.

Louvado seja o Senhor! Hoje, em cada igreja, Deus está chamando vencedores. Aleluia!

04 agosto, 2012

Mensagem aos Casais...

Para que foi criado o homem?


O 1º Adão foi feito em alma vivente, o último Adão, em espírito vivificante

(1 Co 15:45)
Reino de Deus

No princípio (antes de Gn 1:2), Deus criou os céus, a terra e os primeiros seres de uma forma muito bela e entregou a administração dessa primeira criação a um arcanjo, que foi constituído como primeiro ministro de Deus. Esse arcanjo estava no Éden, jardim de Deus, e era perfeito em seus caminhos (Ez 28:15). Deus, provedor de todas as coisas, deu-lhe sabedoria e diversas habilidades para administrar o universo (Ez 28:13-14). Seu nome era Lúcifer, cujo nome significa “estrela da manhã e filho da alva” (Is 14:12). Contudo, Lúcifer orgulhou-se de sua formosura e de sua capacidade, o que gerou nele um sentimento de ambição e insatisfação com a posição que ocupava, por isso ambicionou uma posição semelhante à de Deus (Is 14:13-14). Ao rebelar-se contra o Criador, tornou-se o adversário de Deus, Satanás, arrastando consigo uma terça parte dos anjos, que seguiram sua rebelião (Ap 12: 4,9). Por causa disso, Deus julgou a primeira criação, lançando para a terra não só Satanás, mas também os anjos que se rebelaram. Deus também julgou e extinguiu os seres daquela época, inundando através das águas dos mares a terra, tornando-a sem forma e vazia, sendo que as trevas cobriam a face do abismo (Gn 1:2). Então, Satanás se tornou o príncipe desse mundo (Jo 14:30).
Soberania de Deus
Graças ao Senhor, o Espírito de Deus pairava por sobre as águas (Gn 1:2b), haja vista que Deus não criou a terra para ser um caos, mas para ser habitada (Is 45:18). A partir de Gênesis 1:3, vemos como Deus deu início a recriação ou restauração da obra divina. Ele recriou o mundo em seis dias e no sétimo dia descansou. No último dia da recriação (6º dia), o Senhor criou sua mais importante obra — o homem. “E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra” (Gn 1:27-28). Portanto, Deus criou o homem e a mulher para restabelecer o reino de Deus na terra. Essa é a missão para a qual Deus nos criou. As demais coisas que foram feitas por Deus, sempre com perfeição, são para o sustento e o deleite do homem.
Espírito
Do pó da terra foi feito o homem e o Senhor soprou em suas narinas o fôlego de vida, que é o espírito humano, tornando o homem um ser tripartido: com corpo, alma e espírito (Gn 2:7). O espírito foi criado para conter o Espírito de Deus, pois Deus é Espírito (Jo 4:24), portanto toda a vez que, em espírito e em verdade, invocamos o nome do Senhor, o Espírito de Deus entra em nós, dando-nos a vida de Deus, que é fundamental para nos edificar como casa espiritual em Jesus Cristo, a Rocha da nossa salvação (Sl 95:1). “Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo” (1 Pe 2:4). Assim disse o Senhor: “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha (Mt 7:24-27)
Alma
A alma possui três partes: mente, emoção e vontade, as quais são controladas pela consciência do homem (Sl 13:2; 42:1; 139:14). É por meio da consciência que Deus entra na alma, a fim de que o homem possa ter acesso à mente de Cristo, participar do bom prazer do Senhor e cumprir a vontade de Deus. A consciência, portanto, é uma das partes do espírito do homem, juntamente com a comunhão e a intuição. Sabendo Satanás que o homem foi criado com a missão de restabelecer o reino de Deus, na terra, e que Deus habita no espírito do homem e que a consciência do homem controla a sua alma, Satanás articulou a queda do homem ao induzir Adão e Eva a comerem da árvore proibida do bem e do mal, para que a alma do homem passasse a ter vida própria, autônoma, independente do espírito do homem, “porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal” (Gn 3.5-6).

Salvação

“Por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram” (Rm 5:12). Contudo, “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3:16). Jesus morreu por nós para nos dar vida e vida em abundância (Jo 10:10). Após ter Jesus entregue o seu espírito, na crucificação, um soldado trespassou com uma lança o lado de Jesus, por onde saiu sangue e água (Jo 19. 34). O sangue redime nossos pecados, enquanto a água é o Espírito de vida, a semente incorruptível que entrou no nosso espírito, regenerando-o. Então, não precisamos nos preocupar com o nosso espírito, porque já está salvo, contudo o Senhor pede para estarmos atentos à nossa alma: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação: na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mt 26:41). O fim da nossa fé é, pois, a salvação da nossa alma (1 Pe 1:9). Sendo dom de Deus, “a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem” (Hb 11:1).
Negar a si mesmo
Por sermos descendentes de Adão, nós temos a natureza adâmica, ou seja, temos também a vida da alma, que precisa ser negada constantemente, já que é o meio pelo qual Satanás nos faz pecar. “Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós (Tg 4.7) No evangelho da graça, Cristo redimiu nossos pecados, mas em relação ao evangelho do reino, o principal adversário de Deus é a vida da alma, o grande aliado de Satanás.
O nosso coração é composto por nossa consciência e alma. Precisamos nos arrepender para restaurar a nossa consciência e ela influenciar a nossa alma. Por isso que temos de buscar uma consciência pura, uma boa consciência, a fim de negar a vida da alma. “ Tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Fp 4:8).

O caminho para restaurar a igreja em Éfeso.

Ao vencedor dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus (Ap 2:7)

Jo 1:1-14; 14:16-18; 3 Jo 12; Ap 2:1-7


O apóstolo João estava no espírito e viu a necessidade de ir para Éfeso ajudar os irmãos a praticar o conteúdo da Epístola de Paulo aos Efésios. João se lembrou das palavras do Senhor e percebeu que muitas verdades estavam registradas naquela carta. Ao ir para Éfeso, ele recebeu encargo de escrever seu evangelho, no qual falou sobre o Pai: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus” (1:1); falou sobre o Filho: “O Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade” (v. 14). Como o Filho, em carne e sangue, não poderia estar conosco para sempre, no início do capítulo 14, João falou sobre a morte e ressurreição do Senhor Jesus. Era necessário o Senhor ir para junto do Pai, para que o Espírito da realidade, o Espírito que dá vida viesse até nós.

Em Éfeso João não falou suas próprias palavras, mas levou os irmãos a praticar o conteúdo do que Paulo já havia lhes deixado escrito. Por meio de seu ministério, a igreja em Éfeso mudou totalmente: os irmãos cresceram em vida e Éfeso se tornou um centro de obras de onde João podia enviar cooperadores para outras regiões (3 Jo 5-8).

Na sua terceira viagem, Paulo foi expulso de Éfeso por Demétrio, o ourives. Ao ler a Terceira Epístola de João, vemos que há menção de Demétrio, mas este já havia mudado; ele se tornou um modelo de quem todos davam testemunho. Mesmo que não tenhamos sido tão ruins quanto Demétrio, éramos também inimigos de Deus, todavia, em nosso viver já tivemos muita mudança! Por invocarmos o nome do Senhor, desfrutando do Espírito e da vida de Deus, certamente seremos transformados e nos tornaremos vencedores.

O Senhor é Aquele que chama vencedores, Ele sabe qual é a condição da igreja. Eis o que diz o Senhor em Apocalipse sobre a igreja em Éfeso: “Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor” (v. 4). O primeiro amor é o amor do princípio: Deus é o princípio. Isso não quer dizer que não havia amor na igreja em Éfeso; eles se amavam e estavam sempre juntos, mas o que faltava era o amor do princípio, aquele que provém de Deus. O amor humano e o companheirismo não são suficientes, eles precisavam do amor de Deus, o amor que vem desde o princípio, que é o próprio Deus. Nós éramos pecadores e nossas obras eram malignas, mas Deus nos amou e nos deu Sua vida por meio de Seu Filho. Temos a vida de Deus porque tocamos no amor de Deus (Ef 2:1-4; 1 Jo 4:8).

O Espírito prossegue dizendo: “Ao vencedor dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus” (Ap 2:7). Deus está chamado vencedores para que se alimentem da árvore da vida, isto é, do próprio Deus.

Em cada igreja, o Senhor chama vencedores. O vencedor é aquele que deixa sua alma ser permeada pela vida divina; é aquele tem a vida em abundância (Jo 10:10). Que sejamos estes que invocam o nome do Senhor, praticam Sua Palavra e restauram o amor do princípio para desfrutar novamente do próprio Deus como a fonte da vida. Aleluia!

03 agosto, 2012

Para Meditar...

A esperança do nosso chamamento



segundo Sua presciência, isto é, segundo sua onisciência – seu conhecimento completo (1 Pedro 1:2). Em Sua onisciência, Deus estava separando algumas pessoas entre muitas para Seu propósito eterno. Baseado nessa verdade profunda de Pedro, que ele aprendeu com o próprio Senhor, não fomos nós que escolhemos o Senhor, mas foi Ele que primeiramente nos escolheu. Nossa motivação em escolher o Senhor está na escolha que Ele primeiramente fez de nós: “Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros” (João 17:16).
Deus não somente nos escolheu, mas também nos deu uma esperança. Enquanto a escolha de Deus aponta na direção da eternidade passada, a esperança aponta para a eternidade futura. Entre esses extremos, surge o tempo, período no qual Deus cria condições práticas para que nós O escolhamos e condições para crescermos e amadurecermos a fim de nos apropriarmos definitivamente de Sua gloriosa herança. O que estamos esperando e que condições são colocadas diante de nós para a obtermos?
A primeira estrofe diz que aguardamos a santidade e a filiação de Deus. Quando cremos, a vida de Deus entrou em nós e hoje está sendo trabalhada para gerar a mesma natureza santa que há em Deus, como resultado da expansão da vida de Deus em nós, isto é, a filiação – a condição mais madura do filho de Deus. É nessa condição que nos tornamos semelhantes a Ele em vida e natureza (2 Pedro 1:4; 1 João 3:2). A segunda estrofe fala dos sofrimentos. Tanto Paulo como Pedro e o próprio Senhor Jesus mostram os sofrimentos como o caminho para obter a herança que está reservada para nós na eternidade futura. E, ainda, todos os filhos de Deus que passarem por essas experiências desfrutando da graça e louvando o Senhor receberão ainda uma passagem para desfrutar de Cristo por um período de mil anos em Seu reino aqui na terra.
Que grande bênção é ter sido escolhido pelo Senhor para essa grande esperança!

Louvado seja o Senhor Jesus!


1.Antes da criação do mundo, Deus nos escolheu
Para sermos santos e perfeitos Nele;
Em amor, Ele nos predestinou à filiação
Pelo bom prazer da Sua vontade, em Cristo.

Essa é a esperança do nosso chamamento:
Alcançarmos plena filiação!
Essa é a esperança do nosso chamamento:
Sermos Sua herança e expressão!

2.Todas as coisas, para o nosso bem vêm cooperar
E fazer-nos Seus herdeiros já maduros;
Hoje se nós sofremos com o Senhor, crescendo assim
No porvir, nós reinaremos com ele, em glória!

A ênfase do ministério do apóstolo João em sua maturidade.

Ora, se sabeis essas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes. Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada. Isto vos tenho dito, estando ainda convosco; mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito (Jo 13:17; 14:25-26)

Jo 14:16-26; At 2:42-47; 8:1; 9:1-8, 13-18; Ap 1:9-11, 19-20


A igreja em Jerusalém teve um bom começo e cresceu em número, invocando o nome do Senhor. Os irmãos eram unânimes e dia a dia o Senhor lhes acrescentava os que iam sendo salvos (At 2:47). Por causa da perseguição aos que invocavam o nome do Senhor, os irmãos igreja em Jerusalém foram dispersos e muitas cidades foram alcançadas.

Paulo, que era um perseguidor daqueles que invocavam o nome do Senhor Jesus, se converteu e passou a invocar o Seu nome (9:21, 27-28). Muitas igrejas foram levantadas por ele e muitas receberam sua visita. Em sua segunda viagem missionária, Paulo estava no Espírito e o Senhor era com ele, mas na terceira ele levou para a igreja em Éfeso as práticas que enfatizavam o conhecimento doutrinário e as manifestações do Espírito; com isso a igreja em Éfeso deixou de ser desejável. Os irmãos passaram a viver na esfera da alma conforme descrito em 2 Timóteo 3 e Apocalipse 2:4.

Quando recebeu a visão no exílio, em Patmos, João escreveu o livro de Apocalipse. Ao ser libertado, se dispôs a ir a Éfeso para servir e encontrou a igreja em degradação. O serviço de João foi levar a igreja a invocar o nome do Senhor e praticar o conteúdo da Epístola de Paulo aos Efésios.

João estava no Espírito e viu que a epístola estava repleta de verdades. Seu conteúdo é sobre a economia neotestamentária de Deus: o Pai, o Filho e o Espírito dispensando a Sua vida ao homem tripartido. Quando João viu a condição dos irmãos, ele se lembrou do que o Senhor Jesus havia dito quando estava entre eles. Naqueles três anos e meio, Ele já havia falado sobre o desejo do Deus Triúno de Se dispensar para dentro de Seus filhos (Jo 14:16-20).

Os escritores dos três evangelhos deram ênfase à pessoa exemplar do Senhor Jesus, mas nenhum deles havia registrado as palavras de vida por Ele proferidas. Mateus era cobrador de impostos, oficial do governo, e possuía um pouco mais de conhecimento, por isso ele conseguiu anotar pontos cruciais das palavras do Senhor acerca do reino dos céus (Mt 3:2). Marcos escreveu sobre a pessoa de Jesus no aspecto do serviço e Lucas sobre seu viver humano cheio de virtudes excelentes.

João foi preservado pelo Senhor quando surgiu a perseguição da igreja pelo império romano. Pedro que era o principal líder da igreja foi condenado à morte; João foi considerado seu cúmplice e como pela lei romana não era passível de morte, foi mantido na prisão por vinte anos. Nesse período, ele se lembrou das palavras proferidas pelo Senhor e recebeu ainda outras que Ele não havia falado nos três anos e meio que esteve com os discípulos, uma vez que no exílio João foi suprido pelo Espírito da realidade (Jo 14:16-26).

Louvamos ao Senhor porque hoje podemos depender do Espírito; ao invocar o nome do Senhor, recebermos Sua vida. É também por meio desse Espírito que recebemos revelação da Palavra do Senhor. Esperamos continuar na prática dessas palavras para não cair na condição das igrejas na época de Paulo, que tomavam as verdades como assunto para mera discussão e análise.