09 fevereiro, 2013

A maneira de edificar o Corpo de Cristo.


Seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor (Ef 4:15-16)

 
At 2:21, 42-47; 4:4, 12, 32-33; Ef 4:11-12

alimento diário, árvore da vida, dong yu lan, vida para todos, bookafe, ceape
 
Em Atos 2, no dia de Pentecostes, os discípulos do Senhor estavam reunidos em Jerusalém, quando todos ficaram cheios do Espírito de poder e lhes foi dada a autoridade de falar a Palavra. Naquele dia o apóstolo Pedro usou a profecia de Joel sobre os últimos dias e mostrou que, para serem salvos, eles precisavam invocar o nome do Senhor (v. 21). A partir daquele dia, os apóstolos receberam o ministério de invocar o nome do Senhor, e, por terem observado fielmente as palavras do Senhor Jesus, três mil pessoas foram batizadas em um só dia. Todos os que creram estavam juntos e diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo (vs. 42-47). Dessa maneira mais pessoas eram salvas, totalizando, em poucos dias, quase cinco mil homens (4:4), sem contar mulheres, crianças e velhos.

Por meio do nome do Senhor Jesus muitos milagres aconteceram, e havia no meio dos irmãos um só coração e uma só alma, a ponto de ninguém considerar exclusivamente sua nenhuma das coisas que possuía. Mesmo sendo perseguidos pelo judaísmo, com grande poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça (vs. 12, 32-33). Assim, crescia mais e mais a multidão de crentes, tanto homens como mulheres. Desse modo, a igreja em Jerusalém teve um início normal, com milhares de irmãos que invocavam o nome do Senhor. Essa é a prática da vida da igreja revelada pelo Senhor em Mateus 16, pois, por meio de invocar Seu nome, estamos no Espírito e podemos seguir o Senhor.

Com o passar do tempo os homens foram adaptando a prática do viver da igreja às suas preferências e escolhas. Por causa disso, muitos cristãos pensam que a igreja é um conjunto de formas, doutrinas e templos físicos. Mas a revelação do Senhor da realidade da igreja não se relaciona com templos físicos construídos pelo homem, tampouco com doutrinas e tradições humanas, mas com um viver diário de seguir o Senhor (Mt 16:18, 24).

Ao lermos Efésios 4:11-12 vemos a maneira como o Senhor edifica Sua igreja: “E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do Corpo de Cristo”.

Deus confiou a um grupo de servos a responsabilidade de aperfeiçoar os demais membros do Corpo de Cristo para obra do ministério, ou seja, para o exercício de suas funções. Embora o Senhor tenha designado alguns servos para aperfeiçoar os outros membros, Ele concedeu dons a todos nós para que os usemos na edificação da igreja. Por isso todos os membros devem funcionar, sendo auxiliados por aqueles que foram designados por Deus para esse propósito. Assim vemos que a função dos apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres nunca pode substituir o desempenho do serviço dos outros irmãos.

Esse é a realidade prática da vida igreja, onde somos aperfeiçoados para servirmos na edificação do Corpo de Cristo em nosso viver familiar, social bem como em nossas reuniões. Em todo lugar podemos viver essa realidade prática, invocando o nome do Senhor, negando a nós mesmos e guardando Sua palavra.




Alimento Diário - O ministério que seguimos e praticamos
Escrito por Dong Yu Lan



 


Nenhum comentário: