09 fevereiro, 2013

Arrepender-se e receber a misericórdia de Deus.

Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna (Hb 4:15-16)

 
 
Êx 17:6; Jo 19:34; 1 Co 10:14; Ef 4:22

alimento diário, árvore da vida, dong yu lan, vida para todos, bookafe, ceape
 
O povo de Israel levaria somente alguns dias atravessando o deserto, até chegar à boa terra de Canaã, mas isso não foi possível. Deus já os havia feito passar pelo Mar Vermelho, isto é, os israelitas já haviam sido libertos do Egito, porém ainda restava um problema a ser resolvido: o velho homem, a velha natureza que os fez murmurar contra Moisés e contra o SENHOR, negando-se a entrar na boa terra. Sem eliminar o velho homem, eles não poderiam desfrutar da boa terra.

O velho homem se refere à nossa vida da alma, enquanto a boa terra de Canaã é uma figura do reino dos céus. Em razão da incredulidade e da murmuração dos israelitas contra o SENHOR, não foi permitido a ninguém daquela geração entrar na terra prometida, exceto a Josué e Calebe (Nm 14:26-30; Ef 4:22).

Por conta disso, foi necessário que Moisés conduzisse o povo pelo caminho durante quarenta anos, até que toda a velha geração perecesse no deserto. Certa ocasião, o povo contendeu com Moisés por falta de água. Sob a orientação do SENHOR, Moisés feriu a rocha em Refidim, e dali jorrou água para saciar a sede dos filhos de Israel (Êx 17:6). Em outra ocasião, novamente o povo contendeu em razão da falta de água. O SENHOR disse a Moisés que falasse à rocha, e dela sairia água para lhes dar de beber (Nm 20:8). Moisés, porém, se irou contra o povo e feriu a rocha duas vezes (vs. 10-11). Ali ele expressou sua velha natureza, sua vida da alma, deixando de santificar ao SENHOR. Em razão disso, Deus não permitiu que Moisés entrasse na terra prometida.

No Novo Testamento a rocha representa Cristo (1 Co 10:14). Ele foi ferido por nós na cruz uma única vez e, conforme testifica o apóstolo João, do Seu lado saíram sangue e água (Jo 19:34). A água que jorrou do lado do Senhor Jesus nos deu a vida de Deus, enquanto o sangue se destina à nossa redenção. Cristo, como a Rocha, foi ferido uma única vez, de modo que a atitude de Moisés ao ferir a rocha duas vezes foi inaceitável aos olhos de Deus. Posteriormente, Moisés se arrependeu e rogou ao SENHOR que o deixasse entrar na boa terra, mas Ele não o permitiu.

Moisés e outras pessoas que viveram no Antigo Testamento não tiveram a chance de desfrutar da misericórdia de Deus na proporção em 'que ela está disponível para nós hoje. Somos agraciados com tal misericórdia porque, no Novo Testamento, o Senhor Jesus viveu na terra como um ser humano normal Ele nasceu em uma manjedoura e, desde a infância, sofreu perseguições. O Senhor cresceu em uma cidade pobre chamada Nazaré, passou por todas as etapas do crescimento humano e foi preparado para desempenhar o ministério neotestamentário. Após ser batizado e ungido, Ele passou a pregar o arrependimento, apontando a proximidade do reino dos céus.

O Senhor conhece a natureza humana e suas fraquezas; por isso, quando nos arrependemos, Ele pode se compadecer de nós e exercer misericórdia em nosso favor (Hb 4:15,16). Graças a Deus, Ele nos providenciou um caminho de arrependimento. Precisamos valorizar as oportunidades de arrependimento, porque elas foram providenciadas pela maravilhosa obra do Senhor Jesus.




Alimento Diário - O ministério que seguimos e praticamos
 Escrito por Dong Yu Lan


Nenhum comentário: