Porque não temos sumo
sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele
tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. Acheguemo-nos,
portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos
misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna (Hb
4:15-16)
Êx 17:6; Jo 19:34; 1 Co 10:14;
Ef 4:22
O povo de Israel levaria
somente alguns dias atravessando o deserto, até chegar à boa terra de Canaã, mas
isso não foi possível. Deus já os havia feito passar pelo Mar Vermelho, isto é,
os israelitas já haviam sido libertos do Egito, porém ainda restava um problema
a ser resolvido: o velho homem, a velha natureza que os fez murmurar contra
Moisés e contra o SENHOR, negando-se a entrar na boa terra. Sem eliminar o velho
homem, eles não poderiam desfrutar da boa terra.
O velho homem se refere à
nossa vida da alma, enquanto a boa terra de Canaã é uma figura do reino dos
céus. Em razão da incredulidade e da murmuração dos israelitas contra o SENHOR,
não foi permitido a ninguém daquela geração entrar na terra prometida, exceto a
Josué e Calebe (Nm 14:26-30; Ef 4:22).
Por conta disso, foi
necessário que Moisés conduzisse o povo pelo caminho durante quarenta anos, até
que toda a velha geração perecesse no deserto. Certa ocasião, o povo contendeu
com Moisés por falta de água. Sob a orientação do SENHOR, Moisés feriu a rocha
em Refidim, e dali jorrou água para saciar a sede dos filhos de Israel (Êx
17:6). Em outra ocasião, novamente o povo contendeu em razão da falta de água. O
SENHOR disse a Moisés que falasse à rocha, e dela sairia água para lhes dar de
beber (Nm 20:8). Moisés, porém, se irou contra o povo e feriu a rocha duas vezes
(vs. 10-11). Ali ele expressou sua velha natureza, sua vida da alma, deixando de
santificar ao SENHOR. Em razão disso, Deus não permitiu que Moisés entrasse na
terra prometida.
No Novo Testamento a rocha
representa Cristo (1 Co 10:14). Ele foi ferido por nós na cruz uma única vez e,
conforme testifica o apóstolo João, do Seu lado saíram sangue e água (Jo 19:34).
A água que jorrou do lado do Senhor Jesus nos deu a vida de Deus, enquanto o
sangue se destina à nossa redenção. Cristo, como a Rocha, foi ferido uma única
vez, de modo que a atitude de Moisés ao ferir a rocha duas vezes foi inaceitável
aos olhos de Deus. Posteriormente, Moisés se arrependeu e rogou ao SENHOR que o
deixasse entrar na boa terra, mas Ele não o permitiu.
Moisés e outras pessoas que
viveram no Antigo Testamento não tiveram a chance de desfrutar da misericórdia
de Deus na proporção em 'que ela está disponível para nós hoje. Somos agraciados
com tal misericórdia porque, no Novo Testamento, o Senhor Jesus viveu na terra
como um ser humano normal Ele nasceu em uma manjedoura e, desde a infância,
sofreu perseguições. O Senhor cresceu em uma cidade pobre chamada Nazaré, passou
por todas as etapas do crescimento humano e foi preparado para desempenhar o
ministério neotestamentário. Após ser batizado e ungido, Ele passou a pregar o
arrependimento, apontando a proximidade do reino dos céus.
O Senhor conhece a natureza
humana e suas fraquezas; por isso, quando nos arrependemos, Ele pode se
compadecer de nós e exercer misericórdia em nosso favor (Hb 4:15,16). Graças a
Deus, Ele nos providenciou um caminho de arrependimento. Precisamos valorizar as
oportunidades de arrependimento, porque elas foram providenciadas pela
maravilhosa obra do Senhor Jesus.
Alimento Diário - O ministério que seguimos e praticamos
Escrito por Dong Yu Lan
Alimento Diário - O ministério que seguimos e praticamos
Escrito por Dong Yu Lan
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