03 março, 2013

A obra do Deus triúno revelada a nós

O mistério que estivera oculto dos séculos e das gerações; agora, todavia, se manifestou aos seus santos (Cl 1:26)

 
Ef 1:3-14
alimento diário, árvore da vida, dong yu lan, vida para todos, bookafe, ceape
 
O dispensar do Deus Triúno também foi revelado na Epístola de Paulo aos Efésios. No capítulo 1, vemos a obra do Pai, nos escolhendo antes da fundação do mundo e nos predestinando para a filiação, isto é, para sermos filhos maduros que O expressam. Isso está relacionado com o que Pedro registrou sobre o Pai nos ter doado todas as coisas que conduzem à vida e à piedade. Ser como Deus em vida e natureza (mas não na Deidade) é algo que só pode ser concedido pelo Pai.

A obra do Filho, revelada em Efésios, foi nos redimir dos pecados pelo sangue de Jesus, conforme a riqueza de Sua graça. Isso corresponde a termos sido chamados pelo Senhor para a Sua própria glória e virtude.

Ainda em Efésios vemos que a obra do Espírito é nos selar, sendo um penhor, uma garantia de nossa herança com Deus. Cristo está nos conduzindo para a glória e, nesse processo, necessitamos do selar do Espírito em nossas atitudes. Antes a nossa conduta, que na Bíblia é representada pelas vestes, era cheia de pecados (Is 1:18), mas pelo sangue do Senhor fomos purificados e nossas vestes se tornaram brancas como a neve. Essa foi a nossa justificação, providenciada unicamente pela obra do Senhor Jesus.

A fim de nos preparar para o reino, ainda precisamos de uma segunda veste que corresponde aos nossos atos de justiça (Ap 19:8). Durante o período em que vivemos na igreja, o Espírito opera Sua obra em nós, selando-nos quando o Senhor nos aprova. Por outro lado, quando agimos influenciados pela vida da alma, o Senhor não nos aprova e o Espírito não pode nos selar. Nesse momento, devemos nos arrepender. Quando nos arrependemos, somos purificados e, por fim, selados pelo Espírito. Isso diz respeito à nossa conduta que, à luz da Palavra, corresponde à preparação das nossas vestes para nos encontrar com o Senhor em Sua segunda vinda. Obtemos essa segunda veste na vida da igreja, praticando a Palavra, e assim, permitimos o trabalhar do Espírito Santo em nossa vida.

Louvamos ao Senhor, porque não somente o apóstolo Paulo falou sobre a revelação da economia neotestamentária de Deus, mas também Pedro, em seu ministério, deu prosseguimento a essa revelação. Hoje podemos desfrutar o fato de que recebemos o dispensar do Pai, do Filho e do Espírito. Graças a Deus, porque a Sua revelação para nós é contínua e progressiva.











Alimento Diário - O ministério que seguimos e praticamos
Escrito por Dong Yu Lan



www.radioarvoredavida.com

Nenhum comentário: