03 março, 2013

Batizados com Espírito e com fogo

O crisol prova a prata, e o forno, o ouro; mas aos corações prova o Senhor (Pr 17:3)

 
Mt 3:11-12; 13:22; 1 Pe 1:6-7; 3:12-13

Alimento Diário, Árvore da Vida, Vida Para Todos, Dong Yu Lan, Bookafe, CEAPE
 
Ao anunciar o Senhor Jesus, João Batista disse: “Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo” (Mt 3:10). Segundo uma corrente de interpretação, o termo “fogo” nesse versículo, de acordo com o contexto, é o fogo inextinguível, mencionado no versículo 12, o lago de fogo (Ap 20:10). De acordo com essa interpretação, o fogo e o Espírito Santo estariam separados, ou seja, quem recebe o Senhor Jesus é batizado com o Espírito Santo; quem não O recebe, é batizado com fogo. Porém cremos que, se fosse assim, a conjunção seria “ou”, e não “e”: “Ele vos batizará com o Espírito Santo ou com fogo”. Contudo não foi isso que o Senhor falou, e sim: “Com o Espírito Santo e com fogo”.

Aplicando esse versículo segundo nossa experiência, podemos dizer que o Senhor batiza os crentes com o Espírito Santo quando creem Nele e os submete a umtratamento de fogo para purificá-los, como o fogo purificao ouro (1 Pe 1:6-7).

Pedro provou bastante desse fogo purificador do Espírito e foi muito transformado. O Pedro dos evangelhos é bem diferente do Pedro de Atos e do Pedro que escreveu as duas cartas. Nos evangelhos encontramos um Pedro com a vida da alma muito forte, a qual foi exposta pelo Senhor não apenas uma ou duas vezes, mas em muitas ocasiões. Toda vez que o Senhor lhe desmascarava a vida da alma, causava um sofrimento para ele. Embora ele se submetesse a esse tratamento naquele momento, pouco depois suas opiniões e seu ser natural se manifestavam novamente.

Por fim, depois de várias provações, ele já não era um Pedro natural, mas um Pedro transformado. Por isso ele pode dizer: “Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo; pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois coparticipantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando” (1 Pe 4:12-13).

O Espírito Santo e o fogo não estão separados, mas juntos. Onde há Espírito Santo há fogo. Vamos tomar como exemplo uma reunião da igreja: quando nos reunimos e cantamos, oramos, compartilhamos no Espírito, acaso sentimos gelo dentro de nós? Não; antes, o sentimento é de fogo, de calor, de fervor no espírito! Por isso alguns até saltam e pulam! As labaredas espirituais é que os fazem pular! No Espírito há fogo, e devemos aproveitar quando estamos no Espírito para queimar a vida da alma.

Em Mateus13, temos a parábola do semeador: a semente caiu em quatro tipos de solo. A terceira situação é a da semente plantada entre os espinhos, que representam as preocupações da vida e a fascinação das riquezas. Como o espinheiro é um mato, se apenas o cortamos, ele brota de novo! Isso está relacionado com eliminar a vida da alma por meio do sofrimento. A melhor maneira é queimar o mato, queimar os espinhos. Isso indica que não podemos apenas “cortar” a vida da alma; é preciso queimá-la com o fogo do Espírito Santo!











Alimento Diário - O ministério que seguimos e praticamos
Escrito por Dong Yu Lan



www.radioarvoredavida.com

Nenhum comentário: