03 março, 2013

O novo nascimento e a herança

Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros (1 Pe 1:3-4)

 
Jo 3:3, 5, 7; Rm 8:17; Gl 4:1; 1 Pe 1:3-5

Alimento Diário, Árvore da Vida, Vida Para Todos, Dong Yu Lan, Bookafe, CEAPE
 
Em João 3:3, o Senhor Jesus diz a Nicodemos: “Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”. Depois, no versículo 5, Ele diz que “quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus”. Assim vemos que o ser humano tem a necessidade de nascer de novo a fim de entrar no reino de Deus (v. 7).

Pedro experimentou esse novo nascimento, por isso pôde escrever em sua primeira epístola: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos” (1:3). Foi segundo Sua muita misericórdia que Deus Pai nos regenerou, ou seja, nos fez nascer de novo. Por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, a vida de Deus se tornou disponível a todo o que crê no nome do Filho de Deus e em Sua Palavra. O objetivo de sermos regenerados é ganharmos a herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para nós (v. 4). Essa herança se refere a reinarmos com o Senhor no mundo que há de vir. O desejo de Deus é que Seus filhos tomem posse dessa herança e desfrutem da salvação preparada para eles nos últimos tempos (v. 5). Assim vemos que um dos primeiros a falar sobre o novo nascimento foi Pedro.

Essa herança e salvação estão relacionadas ao reino. Baseado nessa revelação, João falou que é necessário nascer de novo: “Se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (Jo 3:3). Ele também escreveu: “Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus” (v. 5).

Mas que é nascer de novo? É Deus nos regenerar, nos dar uma nova vida, para uma viva esperança. Isso é o mesmo que ter esperança na vida! Hoje nós temos a vida de Deus em nosso espírito, contudo também temos a vida da alma, isto é, nossa vida natural herdada de Adão impedindo que a vontade de Deus seja cumprida. A vida humana caída é chamada de nosso velho homem (Rm 6:6; Ef 4:22; Cl 3:9), ou homem natural (ou anímico, da alma – 1 Co 2:14 – lit.). Por isso o Senhor diz que, se queremos segui-Lo, devemos tomar a cruz, negar a nós mesmos e perder a vida da alma (Mt 16:24-25). Quando negamos a vida da alma, damos oportunidade para que a vida divina em nosso espírito se expanda e sature nossa alma. Assim atingiremos a maturidade. O resultado desse amadurecimento é receber uma herança.

Os vencedores receberão essa herança na manifestação do reino dos céus, no milênio, no mundo que há de vir. Essa herança será entregue ao homem, mas não a qualquer homem, e sim aos que nasceram de novo, ganharam a vida de Deus e amadureceram nessa vida. Em outras palavras, quem não for regenerado, não nascer de novo, não poderá nem ver o reino de Deus, muito menos entrar nele. A regeneração é apenas o começo; todos que almejam essa herança devem deixar a vida divina crescer em seu interior para se tornarem filhos maduros. Louvado seja o Senhor!








Alimento Diário - O ministério que seguimos e praticamos
Escrito por Dong Yu Lan



www.radioarvoredavida.com

Nenhum comentário: